A UNIÃO EUROPEIA JÁ TRABALHA COM UM CORTE TOTAL DO GÁS DA RÚSSIA ABALANDO AS ECONOMIAS DOS PAÍSES DO CONTINENTE

putinAs nações do Grupo dos 7 precisam se preparar para um fechamento completo dos gasodutos russos no curto prazo. Este é um alerta discutido pelos líderes do G7, com sérias implicações para a economia da Europa. A Rússia já reduziu substancialmente o fluxo de gás para a Alemanha e a Ucrânia. Por isso, acreditam que fechar os oleodutos não é inconcebível. No encontro ficou estabelecido que as nações do Grupo dos 7 precisam se preparar para um fechamento completo dos gasodutos russos no curto prazo, e isso pode ter consequências graves para a economia da Europa. As alternativas imediatas que a Europa tem é aumento das importações de GNL, aumento do fornecimento da Noruega e da Argélia, mudança de combustível para carvão e medidas de conservação.

A Gazprom reduziu seus fluxos de gás para a Europa em cerca de 60 % nas ultimas semanas. A medida levou Alemanha, Itália, Áustria e Holanda a indicarem que poderiam voltar ao carvão, mais uma vez. A medida que a pressão global continua a se acumular sobre a Rússia por causa de seu ataque à Ucrânia, a Europa está enfrentando uma situação muito difícil. Quanto mais hostilidade contra a Rússia, mais o presidente russo, Vladimir Putin, ameaça e talvez atue para cortar mais gás para a Europa. Os líderes europeus estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de um desligamento total do fornecimento de gás da Rússia. A Alemanhahabeck declarou recentemente que está passando para o chamado “nível de alerta” de seu plano de emergência de gás, já que a redução dos fluxos russos exacerba os temores de uma escassez de suprimento no inverno.

O ministro da Economia, Robert Habeck, já anunciou que a Alemanha passaria para o estágio dois de seu plano de três estágios. Uma indicação de que a maior economia da Europa agora vê um alto risco de escassez de suprimento de gás a longo prazo. A UE recebe cerca de 40% de seu gás através de gasodutos russos e está tentando reduzir rapidamente sua dependência de hidrocarbonetos russos em resposta aos meses de ataque do Kremlin na Ucrânia. A Alemanha, que é altamente dependente do gás russo, já havia procurado manter fortes laços energéticos com Moscou. As restrições às exportações russas de ouro valem cerca de US$ 15 bilhões por ano para Moscou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of