A USINA TÉRMICA MARLIM AZUL EM MACAÉ É A PRIMEIRA A GERAR ENERGIA A PARTIR DO GÁS DO PRÉ-SAL

marlimA usina termelétrica (UTE) Marlim Azul, em Macaé (RJ), já está gerando energia, resultado de um investimento de US$ 500 milhões feito pela Arke Energia – joint-venture formada por Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Power. A usina está em operação comercial desde o início da semana, colocando-se como a pioneira na geração de energia elétrica a partir do gás natural do pré-sal. Desde o início das obras, em 2020, o projeto gerou mais de 1,5 mil empregos diretos. Ao todo, o empreendimento irá gerar 565 MW de potência instalada, o que é suficiente para fornecer energia elétrica a 2,5 milhões de residências, por meio de 25 distribuidoras localizadas em 22 estados brasileiros.

“O pré-sal é uma inovação brasileira. É uma riqueza nossa que temos que aproveitar. O Brasil é um país rico em fontes da natureza, mas, ainda assim, ter a complementação do sistema renovável com a energia termelétrica, é o ideal. E o gás é o principal combustível para isso. Inaugurar a Marlim Azul é um desafio muito grande para todos os envolvidos e estamos muito confiantes que podemos ser um exemplo seguido por muitos“, disse o CEO da Arke Energia, Bruno Chevalier.

A Shell Brasil é a fornecedora exclusiva de gás do empreendimento. A energia produzida por Marlim Azul será comercializada tanto no mercado cativo como no ambientebruno de contratação livre de energia (ACL), através da Shell Energy Brasil. A usina Marlim Azul foi o primeiro projeto vencedor dos leilões de energia com gás natural do pré-sal brasileiro. Isso vale tanto no mercado cativo, através de leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em dezembro de 2017, como no ambiente de contratação livre de energia (ACL), através da Shell Energy Brasil. Essa unidade será a primeira usina no Brasil a utilizar a turbina a gás da Mitsubishi Power com tecnologia M501JAC no Brasil. Além disso, a Marlim Azul tem a expectativa de despacho de mais de 80%, o que permitirá complementar a intermitência da geração renovável com a exploração das reservas de gás natural do pré-sal. A estrutura da termelétrica conta com 350.000 m³ de terraplanagem, 17.000 m³ de concreto estrutural, 800 toneladas de estruturas de aço, 900 toneladas de tubulação, 8.000 toneladas de equipamentos e 320 km de cabos.

“A entrada em operação da Marlim Azul será um marco não só para as empresas controladoras, mas para o setor energético do Brasil. Além do desenvolvimento econômico de estados e municípios com o funcionamento da usina, empreendemos esforços e investimentos para construir um futuro mais sustentável e o gás natural do pré-sal, direta e indiretamente, é muito importante na transição energética do país, em direção ao uso de matrizes energéticas ambientalmente mais amigáveis“, afirmou Chevalier.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of