A VOTORANTIM E A CPP INVESTMENTS FORMAM UMA JOINT VENTURE PARA AMPLIAR PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE ENERGIA NO BRASIL

joaoA Votorantim e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments) anunciaram a intenção de consolidar ativos de energia no Brasil, criando uma das empresas líderes no setor de energia, que terá ações listadas no Novo Mercado, na categoria com o mais elevado padrão de governança da B3. A consolidação pretende acontecer por meio de duas transações. A primeira será através da joint venture VTRM – formada pela Votorantim Energia e pelo CPP Investments – e deverá integrar as participações acionárias na CESP – Companhia Energética de São Paulo, ativos eólicos, participações acionárias da Votorantim Energia em ativos hidrelétricos e a Votorantim Comercializadora de Energia – Votener, além de projetos de expansão em desenvolvimento. O CPP Investments fará um investimento adicional de R$ 1,5 bilhão na VTRM.

Para a segunda transação, a VTRM encaminhou ao Conselho de Administração da CESP uma proposta de reorganização societária, tendo por objeto a incorporação dasvotorantim ações de emissão da CESP. Ao final do processo de consolidação, a nova empresa será controladora integral da CESP e os atuais acionistas da CESP passarão a ser acionistas da nova empresa. Quando concretizada a reorganização, a nova empresa terá receita líquida estimada em R$ 5,8 bilhões, com base nos resultados de 2020, e uma matriz energética diversificada com capacidade instalada de 3,3 GW, sendo 2,3 GW em fontes hidrelétricas e 1,0 GW em eólicas (compostos por 0,6 GW de ativos em operação e 0,4 GW de projetos com entrada em operação prevista entre maio e novembro de 2022). A empresa já nascerá com um pipeline de projetos que combina fontes hídrica e solar, bem como soluções híbridas, totalizando 1,9 GW.

A nova empresa também será uma das maiores comercializadoras de energia do País, com mais de 2,6 GW médios comercializados no ano de 2020. Com uma carteira de mais de 400 clientes, atuará como centro de inteligência de mercado e hidreletrica votoserá responsável pelo suporte e maximização de valor dos ativos existentes e dos novos projetos de geração. De acordo com João Schmidt (foto principal), presidente da Votorantim do Conselho de Administração da Votorantim Energia, a iniciativa reforça a importância do mercado de energia para a companhia: “A transição energética e o investimento em energias renováveis são temas cada dia mais urgentes e, ao lado do CPP Investments, temos nos posicionado como referência neste mercado. Por meio da consolidação dos ativos em uma só empresa, a Votorantim e o CPP Investments pretendem iniciar um novo ciclo de crescimento e geração de valor de forma conjunta com os acionistas da CESP, seguindo os mais altos padrões de governança do Novo Mercado”.

A Votorantim e CPP Investments manterão um veículo privado com foco no processo de transição energética cujo objetivo será investir em oportunidades em estágio inicial de maturação, incluindo novas soluções e tecnologias voltadas para a descarbonização da matriz energética e processos industriais, por meio de novos modelos des´pilman negócios e parcerias, bem como no desenvolvimento de projetos de geração eólica e solar em estágio inicial.

Continuaremos observando oportunidades para investir em ativos de energia sustentável de alta qualidade no Brasil que estão fortemente alinhados à nossa estratégia de investimentos de longo prazo”, disse o Diretor Geral do CPP Investments para a América Latina, Rodolfo Spielmann (foto à direita). “Essa transação criará uma plataforma diversificada, altamente capitalizada e preparada para crescer no setor energético do País.  Além disso, a nova companhia oferece uma forma atrativa para desenvolvermos ainda mais nossa parceria de sucesso com a Votorantim, e estamos com grandes expectativas para que juntos possamos avançar em busca de novas oportunidades de investimentos em tecnologias emergentes”, completou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of