A VTRM VAI COMEÇAR A CONSTRUIR O PROJETO SOLAR JAÍBA NO INÍCIO DE 2022

CEOA VTRM adquiriu da Canadian Solar, uma das maiores empresas de energia solar e baterias do mundo, o projeto solar Jaíba V, de 635 MWp. Localizado no município de Jaíba, no norte de Minas Gerais, o empreendimento está pronto para execução e tem previsão de início de construção em 2022 e operação comercial em 2023. Quando estiver em operação, será um dos maiores projetos solares do país e ocupará uma área de 1.500 hectares, capaz de gerar energia limpa equivalente ao consumo de mais de 500 mil residências. Aproximadamente 40% da capacidade instalada de Jaíba V já foi comercializada através de contratos de longo prazo de venda de energia, sendo o restante da energia destinada ao mercado livre.

Shawn Qu (foto à direita), presidente e CEO da Canadian Solar, estava contente com o resultado da negociação: “Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a VTRMqu nesta transação, o Projeto Solar Jaíba V contribuirá significativamente para o Brasil alcançar a meta de obter 23% de sua energia vinda de fontes renováveis não hídricas até 2030. Com a conclusão desta venda, a Canadian Solar terá monetizado com sucesso 1,6 GWp de projetos solares de larga escala no Brasil e continuará a executar e monetizar o restante de seu pipeline mais de 2,5 GW de projetos solares contratados, de alta qualidade. A Canadian Solar é líder no mercado brasileiro e continuamos a expandir nossa posição em mais mercados latino-americanos, incluindo Colômbia e Chile”.

De acordo com Fabio Zanfelice (foto principal), CEO da Votorantim Energia e presidente do Conselho da VTRM, a “aquisição é parte da estratégia de expansão do negócio da companhia com foco na diversificação de fontes para exploração de novas avenidas de crescimento, de modo a trazer mais robustez e complementariedade ao portfólio atual da VTRM“. O investimento integra o pipeline de 1,9 GW em projetos de fontes hidrelétrica e solar, bem como soluções híbridas da companhia que foi informado ao mercado em outubro. Os acionistas da joint venture VTRM, formada pela  Votorantim e CPP Investments, anunciaram a intenção de consolidar seus ativos de energia em uma única plataforma.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of