faixa - nao remover

A WESTINNGHOUSE E A PRODIGY DESENVOLVEM NO CANADÁ UMA USINA NUCLEAR FLUTUANTE PARA FICAR PRONTA EM 2030

jonA Westinghouse e a Prodigy estão juntas desde 2019 com  o objetivo de criar uma usina nuclear transportável de base marítima (TNPP) Prodigy com microrreatores das duas empresas. É  um primeiro projeto no Canadá para concluir até 2030. As  empresas avaliam modelos de implantação do microrreator eVinci. A Westinghouse revelou que uma “empresa multinacional que opera ativos minerais críticos estratégicos no Canadá” financiou um estudo para identificar fontes de energia limpa confiáveis, o que levou a Prodigy a “ser pioneira no desenvolvimento de estruturas civis TNPP padronizadas para implantação em uma ampla variedade de locais”.  

O microrreator eVinci é descrito como uma “pequena bateria” para mercados de geração descentralizada e para microrredes, como comunidades remotas, minasUSINA industriais remotas e infraestrutura crítica. O reator de tubo de calor nominal de 5 MWe, que tem capacidade térmica de 14 MWt, apresenta um design que, segundo a Westinghouse, fornece energia competitiva e resiliente, bem como confiabilidade superior com manutenção mínima. A Central Elétrica de Microrreatores Prodigy pode integrar um ou vários microrreatores eVinci, seria pré-fabricada e transportada para um local para instalação na costa ou em terra.

“Desde o início, nossa tecnologia eVinci foi projetada para ser transportável. Esse era um princípio fundamental do design. Então, nós a projetamos para ser pequena, plug-and-play, e fizemos com que fosse entregue em qualquer lugar. O TNPP da Prodigy traz um valor adicional à transportes inerente da tecnologia”, disse Jon Ball, presidente da eVinci Technologies da Westinghouse.

matiasMathias Trojer, presidente e CEO da Prodigy Clean Energy, explicou que o design compacto e os requisitos operacionais simplificados do microrreator eVinci o tornam ideal para integração em um TNPP Prodigy. “Nossa tecnologia permitirá a implantação da frota do eVinci, acelerando o cronograma para fornecer energia limpa, confiável e acessível em escala comercial para regiões remotas”, afirmou.

Além de uma usina de microrreator, a Prodigy também está desenvolvendo uma versão maior, uma pequena usina de reator modular (SMR), implantável na costa “ideal para substituição de carvão e geração de energia em escala de rede“. Em outubro de 2022, ele  revelou um projeto conceitual para uma central elétrica marítima SMR, desenvolvida com NuScale, que poderia abrigar entre um e doze módulos de energia da empresa. A Prodigy diz que com ambos os TNPPs empacotam os microrreatores ou SMR nas estruturas pré-fabricadas e relocáveis da usina e os transporta para seu local, e os remove no final da vida útil após 60 anos, então “simplifica todo o ciclo de vida da instalação, reduzindo drasticamente novos construir custos e complexidade”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of