ATAQUES DOS TERRORISTAS HOUTHIS AOS NAVIOS PETROLEIROS NO MAR VERMELHO MUDAM A FORMA DA EUROPA COMPRAR PETRÓLEO

petroleirosÀ medida que mais navios-tanque se desviam do Canal de Suez, há uma mudança radical na forma como a Europa compra petróleo. Mais navios-tanque de GNL, petróleo bruto e diesel estão desviando do Mar Vermelho e do Canal de Suez, tomando a rota mais longa ao redor da África. O desvio acrescenta entre 20 a 45 dias a uma viagem, o que pode aumentar as taxas dos petroleiros e os atrasos na chegada da mercadoria, e um tempo total de viagem do petroleiro de até 90 dias antes de poder ser reabastecido. O diesel americano e brasileiro são os principais beneficiários, à medida que mais compradores europeus recorrem aos países da bacia do Atlântico para fornecer o combustível. Prevê-se que os preços da energia na Europa aumentem à medida que mais produtos petrolíferos e petroleiros desviam   do Mar Vermelho e do Canal de Suez. Viagens mais longas para os barris do Médio Oriente que substituíram os fluxos russos para a Europa introduzem problemas de abastecimento, e isto está levando a uma “mudança radical” nas compras de mercadorias pela Europa, e a um impulso para os fornecedores de petróleo da Bacia do Atlântico, incluindo os EUA e o Brasil.

De acordo com a empresa de inteligência comercial global Kpler, pelo menos seis petroleiros estão atualmente fazendo a rota mais longa em torno do Cabo da Boanavio miitar Esperança, na África, um desvio causado pelos ataques dos terroristas iemenitas Houthis, aliados do Hamas e do Irã. A Europa está no centro dos desvios porque os seus abastecimentos de navios-tanque correm alto risco de ataque. A decisão sobre esses desvios cabe aos proprietários do petróleo, que são europeus, disse a Kpler. “Os países europeus são vistos como cúmplices na guerra Israel-Hamas. Eles preferem contornar o Cabo da Boa Esperança em vez de arriscar no Mar Vermelho.” Os atrasos resultantes na entrega de produtos – que incluem petróleo bruto, diesel e produtos de GNL – variam de acordo com a mercadoria transportada. Os navios de GNL viajam mais rápido do que os petroleiros porque são mais leves e podem navegar até 21 nós, em comparação com os 12-13 nós dos petroleiros.

Antes das interrupções no Mar Vermelho, um navio-tanque de Jamnagar, na Índia, para Roterdã, na Holanda, levaria 24 dias. Navegando pelo Cabo da Boa Esperança, a duração da mesma viagem aumentou para 42 dias. De Basrah, no Iraque, a Milazzo, na Sicília, uma viagem que levaria 17 dias agora levará 42 dias. Os trânsitos mais longos prejudicam a disponibilidade dos navios-tanque, fazendo com que a viagem de regresso seja mais demorada. O mercado já espera um aumento nos fretes dos navios-petroleirotanques. Os EUA são o maior fornecedor do mercado europeu de gasóleo, tendo as taxas do combustível atingido recentemente o seu nível mais elevado em sete anos. De acordo com a Clarksons Securities, as taxas dos petroleiros de produtos dispararam no final da semana passada, após uma queda na atividade no Mar Vermelho. Um navio-tanque de longo alcance 2 (LR2), que normalmente é capaz de transportar cerca de 75.000 toneladas métricas de nafta de hidrocarbonetos, teve um aumento nos ganhos de 33% semana após semana, para US$ 74.200/dia, na segunda-feira. Os navios-tanque de médio alcance (MR), que normalmente podem transportar entre 30.000-40.000 toneladas métricas de gasolina ou gasóleo, viram os preços aumentarem 34% semana após semana, para US$ 42.500/dia. A Europa tem reservas estratégicas de petróleo com abastecimento para 90 dias, por isso não há preocupações com a possibilidade de a Europa ficar sem petróleo.

O Faithful Warrior da ENI foi o primeiro petroleiro a iniciar a tendência quando foi desviado em 11 de janeiro. O petroleiro está atualmente nas águas territoriais sul-rota sob risacoafricanas. Desde então, Kpler rastreou uma série subsequente de petroleiros que foram desviados na rota para os portos: Agitos para Roterdã, Nissos Sikinos para Fos, na França, Kimolos para Aliaga, Turquia, Odessa para Pachi Megara, Grécia, e o petroleiro Kinyras, que ainda não sinalizou seu destino final. Os petroleiros iraquianos que transportam petróleo bruto para a Europa começaram a navegar quase uniformemente em direção ao Cabo da Boa Esperança. Há apenas um petroleiro transportando petróleo iraquiano e atravessando o Estreito de Bab el Mandeb, levando a carga para a Turquia, para o mesmo Tupras [operador de refinaria] que viu a sua carga anterior ser apreendida pelo Marinha do Irã, ao largo da costa de Omã. Agora, a rota está suspensa.

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