ABB CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DE LINHA DE TRANSMISSÃO COM TECNOLOGIA PIONEIRA NA ÍNDIA

Claudio FacchinA ABB concluiu a primeira etapa de um projeto na Índia considerado importante pelo seu caráter pioneiro na indústria de energia mundial. A companhia energizou o primeiro polo da conexão de transmissão de potência de 800kV a ultra alta tensão em corrente contínua (UHVDC), que fornecerá energia hidrelétrica do nordeste da Índia a uma subestação em Agra, e de lá para o norte do país, o que lhe rendeu o nome de North-East Agra.

Quando tiver sido totalmente comissionado, em 2016, este trecho será a primeira conexão UHVDC de múltiplos terminais do mundo, capaz de transmitir eletricidade suficiente para atender cerca de 90 milhões de pessoas, segundo a empresa.

O projeto é realizado em conjunto com a Bharat Heavy Electricals Limited (BHEL), incluindo ainda a engenharia de sistemas, o fornecimento, a instalação e o comissionamento para a Power Grid Corporation of India Ltd (Powergrid), a principal concessionária de transmissão da Índia. A conclusão dessa primeira etapa permitirá a transferência de até 1.500MW de eletricidade por esse trecho por uma distância de 1.728 quilômetros.

“Este é um grande marco na execução do projeto North-East Agra, o primeiro trecho no mundo de transmissão UHVDC de múltiplos terminais. Seguiremos apoiando a Índia no desenvolvimento de sua infraestrutura energética e integração de mais fontes renováveis para levar energia limpa a milhões de pessoas, o que é uma área foco para nossa estratégia”, afirmou o presidente da divisão de Sistemas de Potência da ABB, Cláudio Facchin (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of