ABIOGÁS DIZ QUE NOVO MARCO LEGAL DO GÁS CRIARÁ MERCADO DINÂMICO, COM NOVOS INVESTIMENTOS

BIOGASNovas manifestações da indústria brasileira após a aprovação no novo marco legal do gás natural. Desta vez, a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) emitiu um comunicado elogiando a lei. A entidade diz que a nova legislação possibilitará “a criação de um mercado dinâmico, com atração de investimentos, ampliação da infraestrutura e a retomada da competitividade da indústria nacional”.

Para a Abiogás, apesar de não citar expressamente o biogás, o marco legal abre espaço para que qualquer gás que não se enquadre na definição de “gás natural” tenha tratamento equivalente. A associação vê que, nessa situação, o biogás está coberto e se beneficiará de todos os dispositivos da nova Lei do Gás.

A ABiogás não só apoia a nova Lei do Gás, mas enxerga que o biogás terá grande destaque por apresentar diversas contribuições ao setor energético, em especial aos objetivos do programa Novo Mercado de Gás”, escreveu a associação.

Ainda de acordo com a associação, o biogás pode contribuir muito para o mercado brasileiro, sendo os principais benefícios:

  1. Aumento da oferta do biocombustível em regiões ainda não integradas por meio de rede de gasodutos (interiorização do gás);
  2. Criação da demanda e atração de investimentos regionais;
  3. Ampliação do número de players, favorecendo a competitividade;
  4. Substituição de combustíveis poluentes para uso industrial, comercial e veicular, em especial do óleo diesel em frotas de veículos pesados (caminhões e ônibus) e maquinário agrícola;
  5. Acréscimo da oferta de gás nacional evitando a importação e a necessidade de infraestrutura de portos e escoamento;
  6. Mitigação de emissões, sendo o único combustível com pegada negativa de carbono;
  7. Geração de energia limpa, com operação equivalente a uma termelétrica, mas com combustível 100% renovável;
  8. Previsibilidade de preços, uma vez que a estrutura de custos do biogás é previsível, e os preços transacionados em reais, sem exposição aos mercados internacionais de commodities ou ao câmbio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of