ACELEN ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 500 MILHÕES NA REFINARIA DE MATARIPE, A ANTIGA RLAM
A Acelen, braço do fundo de investimentos Mubadala Capital, anunciou que fará um investimento de R$ 500 milhões na Refinaria Mataripe (antiga RLAM), na Bahia. Os recursos serão aplicados no ciclo de paradas programadas de manutenção da planta durante os próximos 12 meses. A expectativa da companhia é que sejam gerados até 4 mil postos de trabalho no pico das atividades, o que deve acontecer em outubro deste ano.
O vice-presidente de operações da empresa, Celso Ferreira, destacou que os investimentos serão usados para trazer mais competitividade para a refinaria, que foi a primeira a ser vendida pela Petrobrás em seu programa de desinvestimentos na área de refino. Das 26 unidades de produção da planta, 11 passarão por paradas programadas.
A ideia da Acelen é ampliar os níveis operacionais de 65% (registrado em 2021) para mais de 97% da capacidade instalada. A companhia acredita que, a partir dos novos investimentos, será possível apresentar novos produtos, otimizar o atendimento aos seus clientes e expandir sua produção para outros mercados.
Gostaria de saber com clareza quais são os investimentos e que novos produtos serão produzidos. Paradas para manutenção são OPEX. E os investimentos como serão? Novo CAPEX?