ACORDO DIPLOMÁTICO REDUZ ATIVIDADES NUCLEARES IRANIANAS

FedericaMogheriniO programa nuclear iraniano ainda é motivo de debate na comunidade internacional. Desta vez, chefes diplomáticos de países envolvidos na negociação com o país chegaram a um consenso estabelecendo os parâmetros para o texto final, que deve ser concluído até 30 de junho.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini (foto), apresentou as bases do acordo ao lado do chanceler iraniano, Javad Zarif. No texto, ficará estabelecido que a capacidade de produção e enriquecimento de urânio do país será reduzida, bem como a usina de Fordo não poderá enriquecer urânio pelos próximos 15 anos. A Organização das Nações Unidas (ONU) terá acesso regular a todas as instalações.

Todas as sanções impostas pela União Europeia e pelos Estados Unidos serão liberadas quando a Agência Internacional de Energia Atômia (IAEA, na sigla em inglês) confirmar a incorporação das medidas pelo Irã, e os bloqueios financeiros estão totalmente liberados.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no entanto, ressaltou que o Irã tem que cumprir com a sua parte no acordo. Caso não cumpra, as sanções podem voltar a ser aplicadas. “Este acordo não é baseado na confiança, mas na verificação”, declarou Obama.

O presidente americano também assegurou que não haverá chance de o país “enganar a comunidade internacional”, e que as preocupações do premier israelense, Benjamin Netanyahu, serão superadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of