ACORDO ENTRE AMERICANOS E SUL COREANOS PODE ACELERAR PRODUÇÃO DE PEQUENOS REATORES MODULARES

aqaqaqaqaOrlando – Por Fabiana Rocha – A Corporação Nuclear Ultra Segura (USNC) dos Estados Unidos,  assinou um Memorando de Entendimento com a Hyundai Engineering (HEC), da Coréia do Sul, e o Instituto Coreano de Pesquisa de Energia Atômica (KAERI). O contrato de cinco anos define metas para o desenvolvimento de tecnologias que aprimoram a capacidade de  um Reator Micro Modular (MMR) para produzir e fornecer energia, calor e hidrogênio,  sem carbono. O MMR é um reator térmico a gás de alta temperatura (HTGR) de 15 MW e 5 MW térmicos, com base na experiência operacional de reatores desenvolvidos pela China, Alemanha, Japão e EUA. Consiste em duas usinas: a usina nuclear que gera calor e a usina adjacente que converte calor em eletricidade ou fornece calor de processo para aplicações industriais.

O sistema USNC foi projetado para ser simples, com requisitos mínimos de operação e manutenção e sem armazenamento, manuseio ou processamento de combustível no local. O MMR utiliza combustível em blocos prismáticos de grafite e possui um núcleo transportável vedado. A cooperação entre USNC, HEC e KAERI se concentrará em duas áreas principais: desenvolvimento e implantação da tecnologia HTGR para fornecimento de energia e produção de calor de processo, crítica para as operações de plantas de processamento industrial; e desenvolvimento e implantação de um sistema de reator resfriado a gás de temperatura muito alta (VHTR) para produção de hidrogênio para uso em células a combustível.  As três empresas farão contribuições iguais para o desenvolvimento da usina.

Francesco Venneri(foto), CEO da USNC, disse que “Estamos comprometidos em combinar o design simples e elegante de nosso MMR com ÇÇLas mais modernas tecnologias de produção de energia de todo o mundo. Trabalhar com líderes como Hyundai Engineering e KAERI em tecnologias avançadas de reatores nucleares melhorará o desempenho e o valor geral de nosso MMR e acelerará nosso caminho para a implantação em larga escala”.

O projeto atual do MMR concluiu a primeira fase do processo de revisão de projeto do fornecedor de pré-licenciamento da Comissão de Segurança Nuclear do Canadá em janeiro de 2019. O projeto MMR está no terceiro do processo de quatro estágios dos Laboratórios Nucleares Canadenses para um pequeno reator modular de demonstração em o site Chalk River Laboratories, em Ontário, Canadá. Agora, ele passa por uma avaliação ambiental.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of