ACORDO GARANTE DESCOMISSIONAMENTO DA USINA INDIAN POINT NOS ESTADOS UNIDOS
Enfim, um acordo entre o Estado de Nova York, Entergy, Holtec e outras partes interessadas para fornecer a transferência da usina nuclear de Indian Point para Holtec. O objetivo é fazer descomissionamento da usina. O acordo também resolve litígios pendentes relativos à transferência pós-desligamento das licenças da planta, quando a unidade final no local for desligada no final deste mês. A Entergy Corporation concordou, em 2019, em vender o Indian Point Energy Center para a Holtec International para agilizar o descomissionamento e desmontagem da planta após o fechamento da última unidade operacional no local. A proposta conjunta que foi acordada pelas subsidiárias da Entergy e Holtec, juntamente com o Departamento de Funcionários do Serviço Público do Estado de Nova York, o Gabinete do Procurador Geral e o Departamento de Conservação Ambiental, além de outras partes interessadas, define estabelece disposições financeiras, administrativas e outras relacionadas com o trabalho de desativação e também resolve os processos judiciais em curso relativos à proposta de transferência pós-desativação da usina para as subsidiárias da Holtec.
O CEO da Entergy, Leo Denault, disse que “A difícil, mas necessária decisão que tomamos há quatro anos de fechar o Indian Point Energy Center operado com segurança foi mais difícil para nossos funcionários dedicados e profissionais. Estamos satisfeitos por ter chegado a um acordo abrangente e equitativo em relação ao descomissionamento imediato de Indian Point com as muitas partes interessadas que estiveram envolvidas no processo.” Já o presidente e CEO da Holtec, Kris Singh, disse que a empresa estava “satisfeita por ter encontrado um terreno comum e chegado a um consenso. Esta Proposta Conjunta fornece garantia financeira adicional, supervisão, bem como proteções ambientais que servem para mitigar riscos e proteger os interesses das comunidades locais e dos cidadãos de Nova York.”
O Indian Point 3 – a última unidade operacional remanescente no local no rio Hudson, a cerca de 39 quilômetros da cidade de Nova York – é um reator que está programado para fechar até o final deste mês. A Unidade 2 fechou definitivamente em abril de 2020 após mais de 45 anos de operação. A Holtec planeja iniciar o processo de desativação em Indian Point imediatamente após assumir a propriedade e espera liberar a maior parte do local para reutilização até 2030.
Deixe seu comentário