ADRIANO PIRES CONFIRMA QUE DESISTIU DE ASSUMIR O CARGO DE PRESIDENTE DA PETROBRÁS
Desta vez, o presidente Jair Bolsonaro deve ter aprendido a lição de que tomar decisões irritado é igual ir ao supermercado com fome. O consultor Adriano Pires enviou uma carta ao governo confirmando que desistiu de assumir o posto de presidente da Petrobrás. Desde o início da tarde de hoje (4), informações de bastidores que circulavam na imprensa e no mercado já davam conta de que Pires não aceitaria o convite para assumir a petroleira. Conforme noticiamos no final da semana passada, possíveis conflitos de interesse de Pires deixaram quase que certo que a aprovação de seu nome nos comitês internos da Petrobrás seria muito complicada.
Adriano Pires é sócio-fundador da consultoria Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União chegou a afirmar que o consultor mantém relações econômicas de caráter privado com diversas empresas nacionais e internacionais que se relacionam com a Petrobrás, inclusive concorrentes diretas da estatal no mercado internacional, como as petrolíferas americanas Chevron e Exxon Mobil e a anglo-holandesa Shell.
Leia abaixo a íntegra da carta de Adriano Pires enviada ao Ministério de Minas e Energia:
Exmo Sr Bento Albuquerque
Ministro de Estado de Minas e Energia
Foi com muito orgulho, Senhor Ministro, que recebi seu convite para assumir a Presidência da Petrobrás. Com mais de 30 anos de vida dedicados ao setor de Óleo e Gás, comecei a trabalhar as condições para cumprir a missão que me foi dada. Vi nessa missão a certeza de poder ajudar a Companhia e o País a enfrentar a atual conjunta de turbulência e incerteza no cenário mundial.
Senti-me confiante porque constatei o alinhamento de visões em relação ao papel da Companhia neste momento.
Ficou claro para mim que não poderia conciliar meu trabalho de consultor com o exercício da Presidência da Petrobrás. Iniciei imediatamente os procedimentos para me desligar do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que fundei há mais de 20 anos e hoje dirijo em sociedade com o meu filho. Ao longo do processo, porém, percebi que infelizmente não tenho condições de fazê-lo em tão pouco tempo.
É por isso, Senhor Ministro, que sou obrigado a declinar de tão honroso convite. Agradeço imensamente a V.Exa e ao Senhor Presidente, Jair Messias Bolsonaro, pela confiança depositada em mim, para tão importante missão, e pela deferência e respeito com que fui tratado por V.Excias e por esse Governo.
Ao longo da minha carreira, sempre lutei pelo desenvolvimento do mercado brasileiro de Óleo e Gás. Venho defendendo publicamente a importância de regras claras de mercado e do aumento da competição, em prol do consumidor e da sociedade, do crescimento e do incentivo aos investimentos.
Para concluir, reafirmo aqui o compromisso de continuar nessa luta, que é em favor do Brasil e votos de continuado sucesso na gestão do nosso Presidente Bolsonaro em favor do povo brasileiro.
Com elevado apreço,
Adriano Pires
Deixe seu comentário