AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA CONFIRMA QUE IRÃ ESTÁ ENRIQUECENDO URÂNIO A 60%

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif,

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)  confirmou as declarações prévias de oficiais iranianos que começaram o processo de enriquecimento de urânio a 60% de pureza, via fissão nuclear, na usina de Natanz. A medida deve complicar ainda mais as negociações para reacender o acordo nuclear assinado entre Irã e potências globais, em 2015, que os Estados Unidos da Era Trump, abandonaram e começaram novas sanções econômicas contra o país islâmico.  Esse  avanço significativo no enriquecimento  à produção de urânio é capaz de ser utilizado em armamentos. Até então, o máximo de pureza alcançado pelo Irã era 20%, já consideravelmente acima do índice acordado de apenas 3.67% para enriquecimento pacífico.

Teerã avançou aos 60% em resposta a uma explosão que danificou equipamentos na usina subterrânea de Natanz, principal instalação nuclear do país. O regime iraniano acusou Israel pelo incidente e identificou um homem procurado por vínculos com o atentado. Em um comunicado, a AIEA disse que “ A agência verificou que o Irã iniciou a produção de UF6 enriquecido a 60% na usina piloto de enriquecimento de materiais combustíveis de Natanz.”  O UF6 é hexafluoreto de urânio, composto que alimenta as centrífugas de enriquecimento.

Um relatório confidencial da agência das Nações Unidas aos estados-membros deu  mais detalhes,  segundo comunicado do Irã à agência, o nível de enriquecimento de UF6 produzido em Natanz chegou a 55.3%”, informou o relatório. “A agência obteve uma amostra do UF6 produzido para análise destrutiva, a fim de verificar de modo independente o nível de enriquecimento declarado por Teerã.  Os resultados serão divulgados no devido  momento”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of