AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA NEGOCIA A CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES PARA UM NOVO ACORDO COM O IRÃ

rafael grossiA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que ainda mantém discussões com o Irã para preservar a manutenção da vigilância das instalações nucleares e facilitar a continuação das negociações destinadas a salvar o acordo de 2015. O Irã anunciou que já está enriquecendo o urânio em suas centrífugas a 60%, que permite um preocupante uso militar.”A Agência e o Irã estão em consultas atualmente”, diz um breve comunicado da AIEA, desde sua sede em Viena. Seu diretor-geral, Rafael Grossi, anunciou em fevereiro a conclusão de um acordo bilateral técnico de três meses de duração para “manter um nível necessário de vigilância e verificação, no Irã”. Ele também fez uma visita de urgência a Teerã para tentar encontrar uma solução antes que entrasse em vigor uma nova lei que limitava as inspeções dos agentes da AIEA no território.

O Irã se comprometeu a fornecer os dados das câmaras e outros instrumentos se as sanções americanas fossem levantadas no fim do período. Mas esse acordo chegou ao fim, e os europeus que negociam atualmente em Viena,  pediram ao Irã para prolongá-lo enquanto espera chegar a um resultado. Segundo os países do E3 (França, Alemanha e Reino Unido), “o acesso da agência é obviamente essencial  para o sucesso dos esforços e restabelecer o plano de ação global comum.”

Este plano, elaborado em 2015 visava  impedir que o Irã construísse uma  bomba atômica. Ele está paralisado desde a retirada dos Estados Unidos em 2018, depois de uma decisão do ex-presidente Donald Trump O novo presidente americano Joe Biden, que quer retornar ao acordo, iniciou no começo de abril na capital austríaca negociações indiretas com os iranianos para determinar quais sanções o governo americano deve levantar em troca de um retorno ao estrito respeito por parte do Irã de suas obrigações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of