Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA PEDE QUE A RÚSSIA DEVOLVA PARA UCRÂNIA A MAIOR CENTRAL NUCLEAR DA EUROPA

aieaO conselho de governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou uma resolução apelando ao retorno imediato da central nuclear de Zaporizhzhia ao controle ucraniano. A resolução do conselho de governadores da AIEA observa que a central nuclear de Zaporizhzhia (ZNPP), com seis unidades, está sob controle militar russo há mais de dois anos e “expressa séria preocupação com o estado instável da segurança e proteção nuclear“.  Na ZNPP, diz a agência, há falta de pessoal adequadamente qualificado no local, lacunas no planejamento e trabalho de prevenção, falta de cadeias de abastecimento confiáveis, abastecimento vulnerável de água e eletricidade, bem como a instalação de minas entre o perímetro interno e externo da instalação.

O  Diretor-Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, disse que “para abordar as implicações da situação atual na Ucrânia em matéria de segurança, proteção e salvaguardas nucleares, inclusive através da presença física contínua de especialistas técnicos da Agência na ZNPP e em outras instalações nucleares na Ucrânia”. A Ucrânia é um dos 35 países representados no conselho de governadores da AIEA. O Ministro da Energia, Herman Halushchenko, disse que  “A votação a favor desta resolução demonstra o compromisso da AIEA e a necessidade de devolver a segurança à maior central nuclear da Europa”.

O Representante Permanente da Rússia junto às organizações internacionais sediadas em Viena, Mikhail Ulyanov, disse que os 20 membros que votaram a favor da resolução “obviamente foram além do mandato do conselho e de toda a agência”, observando que 12 países se abstiveram, enquanto a Rússia e a China votaram contra. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia emitiu uma declaração sobre a central nuclear de Zaporizhzhia, agradecendo ao Diretor-Geral da AIEA pelos seus esforços para promover a segurança nuclear e pelas suas visitas à Rússia e à própria central, bem como a colocação de especialistas da AIEA no país. O  Ministério  das Relações Exteriores acrescentou que “continuamos comprometidos em melhorar a proteção e a segurança da usina e da cidade ligada de Energodar para evitar que Kiev e o Ocidente coletivo os comprometam”.

Inscrever-se
Notificar de
guest
16 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ralfo Penteado
Ralfo Penteado
1 ano atrás

Adevorve…adevorve… Estão em guerra, entendeu?

Dr Abel Lopes
Dr Abel Lopes
1 ano atrás

Tomara q logo a Usina saia do controle russo..!

Abimael
Abimael
1 ano atrás

Kkkkk Depois desta resolução, a Rússia tremeu

Fernando Santos Eler
Fernando Santos Eler
1 ano atrás

De nada adianta, 20 representantes da Europa é do Leste mundial votarem a favor de qualquer coisa ,onde tem as ações do governo da Rússia. Será como está sendo a política aki no Brazil. Bolsonaro foi eleito (73%das urnas). O LULA preso em 3 INSTÂNCIAS. E o STF QUE gosto arma, fez e estão fazendo.

Francisco
Francisco
1 ano atrás

Politiquice da Agencia

Eng. Neurótico
Eng. Neurótico
1 ano atrás

🤣🤣🤣🤣

Jas lima
Jas lima
1 ano atrás

Isso sim é uma decisão sem o menor sentido prático. Os russos estão protegendo a usina das possíveis loucuras dos nazistas ucranianos…

Kennedy
Kennedy
1 ano atrás

Estranho países em guerra e pede para devolver ! A guerra já diz perde territórios, riquezas, estruturas etc etc etc tenho plena convicção que essas pessoas que escreve uma coisa dessa são essa nova geração de bananas que vive espalhados pelo mundo de hoje

Eduardo
Eduardo
1 ano atrás

Bolsominion oq tudo ladrão inutil tem é que por presidente novo vai fazer Market no inferno

Eduardo
Eduardo
1 ano atrás

Bolsominion oq tudo ladrão inutil tem é que por presidente novo vai fazer Market no inferno.