AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA QUER CRIAR CONDIÇÕES PARA ACELERAR A PRODUÇÃO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES

aieaA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) lançou uma nova iniciativa destinada a acelerar a implantação segura de reatores nucleares avançados, com foco particular em pequenos reatores modulares (SMRs). Durante a abertura da primeira reunião da Iniciativa de Padronização de Harmonização Nuclear (NHSI), realizada em Viena,  o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, disse: “Na energia nuclear, devemos ter os mais altos padrões de segurança e proteção nuclear. Eles são indispensáveis para o público, governos e investidores. Segurança nuclear, proteção e salvaguardas serão o teste decisivo para reatores implantáveis na escala necessária. O NHSI não é sobre atalhos – é sobre acertar e chegar rápido”. O NHSI visa facilitar a implantação segura de SMRs para maximizar sua contribuição para alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050. Na reunião inicial, 125 participantes de 33 países trabalharam em dois grupos separados para desenvolver um plano de trabalho conjunto até 2024.

No âmbito regulatório, três grupos de trabalho atuarão em paralelo para: construir uma estrutura de compartilhamento de informações; desenvolver uma revisão debradford projeto regulatório de pré-licenciamento internacional; e desenvolver abordagens para alavancar as revisões de outros reguladores. “O objetivo é aumentar muito a colaboração regulatória para evitar a duplicação de esforços regulatórios, aumentar a eficiência e facilitar o alcance de posições regulatórias comuns sem comprometer a segurança nuclear e a soberania nacional”, disse a diretora de segurança de instalações nucleares da AIEA e presidente do comitê regulatório, Anna Bradford (foto à direita). “Todos nós concordamos que um documento sobre como usar as revisões de outros reguladores seria útil. Há uma boa experiência dos países embarcadores, e também analisaremos as conclusões do Fórum de Reguladores SMR”, acrescentou.

O objetivo é desenvolver abordagens industriais mais padronizadas para fabricação, construção e operações de SMR que possam reduzir prazos de licenciamento, custos e, em última análise, o tempo de implantação de SMRs. O modelo de negócios da SMR geralmente é baseado na produção em série, o que alinesignifica que após a implantação do reator inédito, economias de custo e tempo se materializam sob uma abordagem padronizada. A abordagem sobre a indústria concentrou-se em quatro objetivos: harmonização dos requisitos de alto nível do usuário; compartilhamento de informações sobre padrões e códigos nacionais; experimentos e validação de códigos computacionais de simulação para modelar SMRs; e acelerar a implementação de uma infraestrutura nuclear para SMRs. A diretora da divisão de Energia Nuclear da AIEA, Aline des Cloizeaux (foto à esquerda), disse que os requisitos do usuário são baseados nas necessidades das concessionárias e devem ser consistentes com os padrões de segurança da agência. “Existe um acordo geral sobre a necessidade de requisitos de utilidades neutras em tecnologia, pois isso ajudará a padronizar as especificações do usuário e ajudar os desenvolvedores de tecnologia a se alinharem com o mercado”, afirmou.

A AIEA disse que sua Abordagem de Marcos, que inclui 19 etapas no desenvolvimento de infraestrutura nuclear – da segurança e proteção nuclear ao desenvolvimento e financiamento de recursos humanos – está sendo revisada para incluir o desenvolvimento de SMRs, e o NHSI se envolverá com países embarcados ou em expansão. “O objetivo é ajudar os países que estão considerando o desenvolvimento de SMRs para simplificar e acelerar o desenvolvimento de infraestrutura, o que pode reduzir o tempo entre a consideração inicial da opção de energia nuclear até a operação”, disse des Cloizeaux.

A próxima plenária do NHSI será em 2023 para fazer um balanço do progresso. A indústria e as faixas regulatórias se unirão em 2024 sob uma estrutura da AIEA parasama avançar ainda mais na iniciativa, culminando em roteiros com planos de ação concretos. A diretora geral da Associação Nuclear Mundial, Sama Bilbao y León (foto à direita), disse que o número e a diversidade de participantes deste workshop, tanto da indústria quanto de órgãos reguladores, ressalta a importância de harmonizar as abordagens ao licenciamento, para apoiar a descarbonização e os objetivos de segurança energética. “As discussões foram frutíferas e formaram um bom ponto de partida para aumentar a colaboração. É imperativo que agora utilizemos esse momento para criar ações concretas que possam beneficiar as atividades de licenciamento a curto e longo prazo, além de formar um conjunto mais amplo de partes interessadas , tais governos nacionais, conscientes da importância dessas atividades e do papel que podem desempenhar”, avaliou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of