AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA SE PREPARA PARA UMA SEGUNDA INSPEÇÃO NAS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃ

rafael grossiMenos de quinze dias depois de visitar as instalações nucleares de Teerã e ter reuniões com a cúpula do governo, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) voltará a visitar as instalações do Irã. Isso será feito em alguns dias e os resultados da análise das amostras retiradas do primeiro local visitado estarão disponíveis em dois ou três meses. Os países que fazem parte do acordo nuclear com o Irã de 2015 vêm tentando salvá-lo desde que os Estados Unidos se retiraram em 2018. Essas nações fizeram pressão para que Teerã permitisse que a AIEA visitasse esses dois locais. No final de agosto, a AIEA obteve o aval do Irã para inspecionar esses locais onde Teerã pode ter realizado atividades nucleares não declaradas no início dos anos 2000.

Para lembrar, a primeira inspeção ocorreu no início de setembro. O diretor-geral da AIEA, o argentino Rafael Grossi, disse na sede da agência que a “segunda seria realizada em poucos dias”. As amostras retiradas do primeiro local foram enviadas ao laboratório e Grossi disse, à margem do Conselho de 35 governadores da AIEA, que levaria “não menos de dois meses, talvez dois ou três meses, antes de obter os resultados.”

O acordo firmado com as grandes potências há cinco anos promete alívio das sanções ao Irã em troca de redução de seu programa nuclear, mas Teerã intensificou suas atividades nucleares desde o ano passado, após o restabelecimento das sanções pelos Estados Unidos. Segundo relatório distribuído aos países membros, a AIEA indicou que o armazenamento de urânio fracamente enriquecido era mais de dez vezes superior ao limite autorizado pelo acordo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of