AGÊNCIA REGULADORA DO REINO UNIDO AUTORIZA A RETOMADA DAS OPERAÇÕES DA USINA NUCLEAR HINKLEY POINT B

zscccO Escritório de Regulamentação Nuclear do Reino Unido (ONR) concedeu a retomada dos reatores 3 e 4 na Usina Hinkley Point B, em Somerset, Inglaterra. A licença é para que a EDF, proprietária da usina, retorne às operações por um período limitado.  Isso segue a avaliação da ONR sobre se as rachaduras observadas nos tijolos de grafite que formam o núcleo do reator, que podem comprometer os principais requisitos de segurança nuclear. O Reator 4 e o Reator 3 foram retirados do ar em 21 de fevereiro e 8 de junho de 2020, respectivamente, para uma série de inspeções planejadas do núcleo de grafite. A empresa planeja operar os dois reatores por seis meses, pausar para novas inspeções e, sujeito à aprovação do ONR, gerar energia por um segundo período de seis meses. A previsão é de que os 12 meses de operação gerem 8 TWh de energia elétrica.

A ONR disse que os três principais requisitos de segurança nuclear foram o núcleo de grafite que não impedirá a entrada da haste de controle. Isso garantindocdcdc que os reatores possam ser desligados e mantidos desligados com segurança, tanto em condições normais quanto durante ou após condições de falha, incluindo eventos sísmicos; O resfriamento do combustível e do componente principal permanece adequado tanto em condições normais de operação quanto durante ou após condições de falha, incluindo eventos sísmicos; E os riscos de manuseio de combustível devido a rachaduras no núcleo de grafite permanecem aceitáveis.

O regulador inglês disse que estava satisfeito que os Reatores  estão seguros para operar por esses períodos especificados, e que eles podem ser desligados com segurança, incluindo em um evento sísmico significativo, se necessário. Donald Urquhart, diretor executivo de operações e inspetor-chefe adjunto do ONR, afirmou que “Nossa equipe de inspetores especializados avaliou e examinou minuciosamente as evidências fornecidas pela EDF. Estou satisfeito que essas evidências demonstrem que os reatores 3 e 4 em Hinkley Point B são capazes para não apenas operar com segurança, mas ser desligado com segurança em condições normais e anormais, conforme seja necessário. “ A EDF disse que os resultados das inspeções estavam  dentro de suas expectativas. Uma análise detalhada por equipes especializadas da EDF revelou que o grafite estava “exatamente na condição” que a empresa havia previsto.  A EDF investiu  US$ 4 milhões  no ano passado atualizando a planta de Hinkley Point B, enquanto avaliações detalhadas foram concluídas sobre o grafite nos reatores nucleares.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of