ALÉM DAS AMEAÇAS DE SANÇÕES AMERICANAS O PARLAMENTO POLONÊS SE COLOCA CONTRA A CONCLUSÃO DO NORD STREAM 2

t5t5t5tA polêmica sobre a conclusão do gasoduto Nord Stream 2, que vai levar o gás da Rússia para a Europa, via Alemanha, ainda está longe de terminar. Faltam apenas 150 quilômetros de tubos para a conclusão, mas a obra está parada depois do governos dos Estados Unidos ameaçar sanções econômicas e comerciais contra as empresas que estiverem envolvidas na obra. Os americanos acreditam que haverá muita influencia russa no fornecimento de gás para a Europa. Os Estados Unidos tem o apoio da Polônia nesta batalha. Uma tentativa de deputados poloneses de direita de forçar uma votação em plenário sobre o polêmico

Parlamento Polonês

Parlamento Polonês

gasoduto entre a Rússia e a Alemanha foi bloqueada pela segunda vez pelos dois maiores grupos no Parlamento Europeu. O projeto de resolução dos deputados europeus conservadores e reformistas, Anna Zalewska e Zdzis?aw Krasnod?bski, teria ido mais longe do que as votações anteriores do Parlamento ao adotar um parecer apenas sobre o gasoduto. O rascunho destaca como terminar o gasoduto diminuiria a segurança energética da Europa e a tornaria mais vulnerável porque “a Rússia já usou suprimentos de fontes de energia como uma ferramenta de chantagem política no passado e a construção do gasoduto Nord Stream 2 aumentaria Influência da Rússia na Europa ao oferecer-lhe mais um instrumento de pressão u7u7u7política ”.

No entanto, uma reunião da Conferência dos Presidentes, que decide a ordem do dia parlamentar, bloqueou a tentativa pela segunda vez. Os Socialistas e Democratas solicitaram que fosse retirado da ordem do dia da sessão de votação de maio. A resolução que o parlamento polonês aprovou,  “Exige que a UE reduza a sua dependência da energia russa e insta as instituições da UE e todos os Estados-Membros, por conseguinte, a impedir a conclusão do Nord Stream 2 e também exigir o fim da construção das7y6y6y6y usinas nucleares  da Rosatom, ” a empresa russa de energia nuclear.

O gasoduto poderia ser concluído em setembro, mas continua a ser um tema sensível para muitos grupos no Parlamento Europeu porque causa frações nas linhas nacionais. Este é um desafio particular para os Socialistas e Democratas e para o Partido Popular Europeu. Ambos também têm uma forte representação da Alemanha, cujo líder, a chanceler Angela Merkel, apoiou o gasoduto. O governo alemão disse repetidamente que não abandonará o projeto Nord Stream 2, apesar das sanções americanas e apelos semelhantes do Parlamento Europeu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of