ALEMANHA PODE VOLTAR A RECEBER GÁS DIRETAMENTE DA RÚSSIA PELO OLEODUTO YAMAL-EUROPA E TAMBÉM DO CAZAQUISTÃO
A Rússia está preparada para retomar o fornecimento de gás à Europa através do gasoduto Yamal-Europa, que foi interrompido anteriormente por razões políticas, disse o vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak: “O mercado europeu continua relevante, pois a escassez de gás persiste e temos todas as oportunidades para retomar o abastecimento. Por exemplo, o oleoduto Yamal-Europa, que foi interrompido por motivos políticos, permanece sem uso. Há um aumento na demanda por gás da Europa. Hoje, podemos dizer com segurança que há demanda para o nosso gás. Assim, continuamos a considerar a Europa como um mercado potencial para a comercialização dos nossos produtos. É claro que uma campanha em grande escala foi lançada contra nós, que terminou com atos de sabotagem contra a Nord Stream”, declarou.
A Rússia está em um impasse energético com a Europa desde que invadiu a Ucrânia em fevereiro. Em maio, apenas 44 horas depois que a Ucrânia reduziu o fluxo de gás natural em seu território para a Europa, culpando a interferência das tropas russas, a Gaszprom interrompeu o fornecimento pelo gasoduto Yamal-Europa que atravessa a Polônia e parou de enviar gás para um distribuidor na Alemanha. A Gazprom foi forçada a suspender o fornecimento devido a sanções impostas à sua controladora, a EuRoPol GAZ.
Em janeiro de 2023, o Cazaquistão tentará transportar petróleo para a Alemanha através do oleoduto “Dostyk” como teste. Isto foi confirmado através de um comunicado de imprensa da empresa Kazmunaigaz. “As matérias-primas das organizações produtoras de petróleo da KMG são enviadas para refinarias de petróleo domésticas para cumprir as obrigações de entrega de derivados de petróleo ao mercado doméstico do Cazaquistão. E o volume de petróleo da KMG para exportação é entregue a um único trader do sistema. A KMG Trading, que primeiro atende às necessidades das refinarias de petróleo da KazMunayGas, na Romênia. O restante do petróleo para exportação será vendido em contratos de longo prazo. Além disso, a KazMunayGas está considerando a possibilidade de enviar um lote de teste de óleo para a Alemanha em janeiro de 2023.”
Os líderes do Kazmunaigaz realizaram uma reunião online com o representante do Ministério Alemão da Economia e Proteção Climática, e uma reunião presencial com o deputado do Bundestag, em Astana. As partes discutiram a exportação de petróleo do Cazaquistão para uma refinaria de petróleo em Schwedt, Alemanha. O lado alemão manifestou interesse no transporte regular de matérias-primas através do oleoduto “Dostyk”.
Deixe seu comentário