ALERJ REALIZARÁ AUDIÊNCIA SOBRE VAZAMENTO DE ÓLEO NA BAÍA DE SEPETIBA | Petronotícias




faixa - nao remover

ALERJ REALIZARÁ AUDIÊNCIA SOBRE VAZAMENTO DE ÓLEO NA BAÍA DE SEPETIBA

Baía de SepetibaA Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizará uma reunião nesta segunda-feira (22) para agendar a audiência pública em que se discutirá o vazamento de óleo ocorrido na última semana na Baía de Sepetiba. O problema ocorreu na válvula de um duto da Transpetro, que será convocada por uma comissão de cinco deputados para apurar o ocorrido. Também devem participar da avaliação a Secretaria estadual do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a prefeitura de Mangaratiba e ONGs atuantes na região.

O vazamento ocorreu na Costa Verde, em Mangaratiba, e foi causado pelo rompimento de uma válvula. O presidente da comissão, deputado Thiago Pampolha (PMDB), afirma que existe um conflito de informações a respeito do problema. “Por um lado, a Transpetro afirma que vazaram 600 litros. Do outro, a prefeitura de Mangaratiba diz que foram 30 mil litros. Estou apreensivo, pois a imprecisão não permite entender o que aconteceu”, disse o deputado. “Todos os órgãos já demonstraram que irão colaborar. O encontro deverá ocorrer até a próxima sexta-feira”, indicou ele.

O deputado disse não haver mais sinais de vazamento, após sobrevoar a região no último sábado (20). “No momento, é importante saber o que ocorreu na área do manguezal. O Inea não autorizou a entrada por terra para ver o tamanho do dano porque isso poderia fazer com que o óleo retido no mangue penetrasse ainda mais no terreno. Se chover, o material vai escorrer, podendo chegar até o mar. Agora, só nos resta aguardar a perícia da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente”, afirmou Pampolha.

Técnicos do Inea também sobrevoaram a região e identificaram filmes prateados de óleo na foz do rio Itinguçu, dentro das barreiras de contenção da área. A equipe do instituto verificou também, em vistoria por terra, que a extensão da região contaminada é um pouco maior do que havia sido inicialmente indicado. Foram localizadas no córrego manchas menos espessas de óleo, decorrentes do seu desprendimento nos trabalhos de limpeza das margens.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of