ALEXANDRE SILVEIRA SERÁ O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA NO NOVO GOVERNO LULA
O presidente eleito Lula acaba de anunciar o senador Alexandre Silveira (PSD/MG) como o novo ministro de Minas e Energia. Ele assumiu, em fevereiro, uma vaga no Senado deixada por Antonio Anastasia (PSD/MG), que foi para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Silveira é de Belo Horizonte (MG) e tem 52 anos. Possi formação em direito pela Fundação Educacional Monsenhor Messias. O senador chegou a tentar um novo mandato nas últimas eleições gerais, mas foi derrotado por Cleitinho Azevedo (Republicanos).
Durante a cerimônia de posse, Lula disse que pretende reunir todo o seu ministério para indicar as diretrizes de seu governo. O relatório da equipe de transição, divulgado na semana passada, já trouxe alguns indicativos das primeiras medidas que o novo governo deve adotar no setor de óleo, gás e energia.
O documento apresentou, por exemplo, uma lista de empresas que devem ser retiradas da fila de desestatizações. Entre elas estão a Petrobrás, a Nuclep e a PPSA. O relatório cita ainda outras companhias, como os Correios, a EBC e Conab.
“De forma geral, nos últimos quatro anos, a política de minas e energia sofreu um forte desmonte regulatório, combinado com uma abertura de mercado, que, em última instância, reduziu o espaço de atuação estatal. Essa redução ocorreu de várias formas, seja pela menor regulação dos setor, como caso da mineração e do setor de combustíveis, seja pela transferência patrimonial de ativos públicos para o setor privado, a exemplo da privatização da Eletrobrás e da venda de refinarias da Petrobras”, diz o relatório.
Deixe seu comentário