ALLONDA DESENVOLVE SOLUÇÕES DE ENGENHARIA PARA ATENDER DEMANDAS DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM ÓLEO & GÁS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Alexandre AnaiaO mercado de óleo e gás é uma porta aberta com várias oportunidades para a Allonda. A companhia, que conta com cerca de 1.500 profissionais e 20 anos de experiência nos setores industrial e de infraestrutura, está de olho em novos negócios no segmento petrolífero, atenta aos desafios do pré-sal e às demandas ambientais das petroleiras brasileiras e do exterior. Hoje (27), vamos conversar com o diretor comercial de indústrias e infraestrutura da Allonda, Alexandre Anaia. O executivo conta que a empresa está com serviços em curso ou prestados em sete refinarias, distribuídas em cinco estados, e também em algumas usinas termoelétricas movidas a gás natural. No setor de óleo e gás, a Allonda disponibiliza soluções para gestão completa de água, gestão completa de resíduos com foco em economia circular, remediações e compensações ambientais e limpeza industrial. Anaia lembra que a camada do pré-sal exigirá ainda a utilização de mais sondas de perfuração, plataformas de produção, navios e submarinos, abrindo assim novas chances de negócios. “Tudo isso representa um enorme desafio tecnológico, ambiental e logístico, que certamente trará novas e grandes oportunidades para toda a cadeia de fornecimento de produtos e serviços para a indústria de energia”, analisou. O diretor reforça que a empresa quer ofertar serviços competitivos e eficientes que contribuam com as metas e compromissos de sustentabilidade da indústria do petróleo. “A Allonda seguirá focada no desenvolvimento de soluções de engenharia que promovem a economia circular com especial atenção para inovar perante esses novos desafios do setor de Óleo & Gás”, concluiu.

Para começar nossa entrevista, gostaria que nos apresentasse um panorama atual da atuação específica da Allonda no setor de óleo e gás. Quais têm sido as principais atividades da empresa nesse segmento?

Outubro-Institucional-2Nosso trabalho na Allonda é desenvolver soluções inovadoras de engenharia que tragam impacto positivo aos nossos clientes e as demais partes interessadas. No setor industrial de Óleo & Gás, nosso foco está voltado para o segmento downstream, que envolve o processamento do petróleo bruto (refino) e o escoamento dos derivados a serem consumidos pela indústria, comércio e consumidores finais. Fornecemos soluções para gestão completa de água (ETA’s e ETE’s em regime EPC, BOT, DBOT, DBOM, além de O&M de ativos existentes com ou sem revamping e reuso), gestão completa de resíduos com foco em economia circular (TWM, tratamento e destinação final, WtP, WtE), remediações e compensações ambientais (reflorestamento, monitoramento e bioengenharia) e limpeza industrial (desassoreamento e drenagem de tanques, lagoas, diques, reservatórios, canais e canaletas).

Poderia nos contar sobre projetos em óleo e gás – em andamento ou recentemente concluídos – que tiveram a participação da Allonda?

A Allonda reúne grande capacitação técnica proporcionada por equipe própria composta por mais de 150 engenheiras e engenheiros multidisciplinares (civil, elétrica, hidráulica, mecânica, automação, química, ambiental e agrícola). Isso permitiu significativo crescimento em nossa base de clientes com serviços em curso ou prestados em 7 refinarias distribuídas em 5 estados, em diversos terminais de armazenamento (terrestres e aquaviários) e em algumas unidades termoelétricas movidas a gás natural.

Falando sobre futuro, qual será o planejamento da Allonda para o setor de óleo e gás? Como vocês pretendem continuar crescendo dentro desse nicho de mercado?

macrodrenagem-v2Nosso principal cliente do setor está em transformação, num movimento de mudança necessário e positivo. Ele deve provavelmente colocar mais esforços e energia na exploração e produção de petróleo, com consequente redução de investimentos em outras atividades. A província do pré-sal, composta por grandes acumulações de óleo leve, exigirá operação em águas ultraprofundas com utilização de sondas de perfuração, plataformas de produção, navios e submarinos. Tudo isso representa um enorme desafio tecnológico, ambiental e logístico, que certamente trará novas e grandes oportunidades para toda a cadeia de fornecimento de produtos e serviços para a indústria de energia. A Allonda seguirá focada no desenvolvimento de soluções de engenharia que promovem a economia circular com especial atenção para inovar perante esses novos desafios do setor de Óleo & Gás.

Levando em conta que o tema de sustentabilidade está em alta na indústria de óleo e gás, poderia nos falar sobre suas perspectivas de novos negócios com esse setor?

O propósito da Allonda é transformar a engenharia através da sustentabilidade. Então, nós colocamos sustentabilidade como protagonista de nossas soluções para realmente gerar valor a ser compartilhado, impactar positivamente as partes interessadas e mitigar os riscos dos nossos serviços.

Neste mercado, nosso maior cliente atua de forma integrada na indústria de óleo, gás natural e energia, operando a maior parte da capacidade de refino no Brasil, produzindo e comercializando petróleo, diesel, gasolina, gás natural, querosene de aviação, GLP, nafta e óleo combustível, sendo responsável também pelo maior parque termelétrico movido a gás natural do Brasil. Desta forma, nossa estratégia passa necessariamente pela oferta de serviços competitivos e eficientes que contribuam com as metas e compromissos de sustentabilidade assumidos por ele (resiliência climática, transição para economia de baixo carbono, segurança das operações, respeito ao meio ambiente e redução da pegada hídrica). Como exemplo, podemos citar nossa solução integrada de limpezas industriais atreladas a não geração de resíduos (WtP – waste to product e WtE – waste to energy), que certamente contribui muito com a redução das pegadas hídrica e ambiental.

E que tipos de negócios despertam mais interesse dentro desse mercado?

Setembro-Institucional-1Não temos negócios mais ou menos interessantes e sim a melhor solução customizada que gere benefícios e traga valor aos nossos clientes e toda sociedade. Isso quer dizer que temos satisfação quando nossas equipes técnicas e comerciais conseguem compreender perfeitamente o problema ou desafio de engenharia a ser solucionado e concebem a melhor e mais efetiva solução.

Seria interessante ouvir também um pouco sobre como a Allonda olha para o mercado de energia, sobretudo a parte das fontes renováveis. Como enxergam as oportunidades de negócios para essas áreas?

Ainda são muitos os desafios para implementar energia renovável e outras tecnologias de baixo carbono devido ao pouco incentivo no desenvolvimento de novos modelos de negócios para geração de energia limpa. Além disso, investir em matrizes energéticas a partir de fontes renováveis tem custo elevado e traz riscos atrelados a fatores externos e condições climáticas favoráveis. Contudo, a Allonda acredita que o investimento em fontes renováveis deve ser o caminho para diversificar a matriz energética nacional e reduzir impactos ambientais causados pela utilização de fontes não renováveis. Estamos atentos às oportunidades trazidas pelo crescimento no Brasil das energias solar, eólica, gás natural e biomassa.

Por fim, poderiam nos antecipar quais serão as novidades que a empresa prepara para esse ano ou o próximo (em termos de novos serviços, tecnologias) e que serão apresentadas ao mercado?

Novembro-Segmento-2O nosso planejamento está dividido por mercado, ou seja, equipes dedicadas por tipos de indústrias e setores de infraestrutura. Temos frentes voltadas para o mercado de concessões de saneamento, há também um movimento no setor de energia limpa, além da ampliação de escopo de atendimento a todo o segmento industrial, para além da mineração, setor do qual já somos amplamente reconhecidos por projetos desenvolvidos e executados. Portanto, as novidades para esse ano é que seguiremos com times dedicados por mercado para atender as especificidades de cada setor, com soluções customizadas e sustentáveis, e que gerem valor compartilhado para o cliente e toda sociedade. Afinal, queremos transformar a engenharia através da sustentabilidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of