ALSOL INAUGURA A QUARTA USINA DE ENERGIA SOLAR EM MINAS GERAIS APENAS ESTE ANO

aqaqA Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa, inaugurou nesta sexta-feira (25) a usina solar fotovoltaica Granja Marileusa I, em Uberlândia (MG). É a  sua quarta planta própria no estado concluída este ano. A unidade, que possui 20 mil placas fotovoltaicas e gera energia suficiente para abastecer 6 mil residências, servirá como ponto de recarga de veículos elétricos do MoovAlsol, projeto de P&D relacionado à mobilidade elétrica que implementou na cidade o primeiro sistema de recarga de carros com fonte totalmente solar do Brasil.

Até o fim do ano, mais duas fazendas solares serão conectadas em Minas Gerais, nos municípios de Iraí de Minas e Piumhi, totalizando investimentos de R$ 100 milhões em 2020. As quatro usinas já inauguradas este ano ( Jardim II, Capim Branco III e Santa Rosa, além da Granja Marileusa I, possuem capacidade de geração de aproximadamente 20,3 MWp, energia suficiente para abastecer 20 mil residências. Um comunicado da empresa diz que ” Além disso, estima-se  que as quatro estruturas somadas evitarão a emissão de aproximadamente 2,3 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao zazazaplantio de 9.160 árvores

O parque ajuda a consolidar Uberlândia e Minas Gerais na liderança nacional em geração solar fotovoltaica. “Estamos investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e aplicar na prática o conceito de energia 4.0, área em que somos pioneiros, além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico da energia brasileira“, disse o presidente da Alsol, Geraldo Mota. A inauguração da usina teve a presença do CEO do Grupo Energisa, Ricardo Botelho; do fundador e CTO da Alsol, Gustavo Malagoli Buiatti; e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O governador disse que “Este investimento robusto em geração solar fotovoltaica consolida ainda mais a posição de liderança de Minas Gerais no ranking de geração solar no Brasil e gera desenvolvimento e empregos na região, tanto com a construção das fazendas solares, quanto com a redução de custos para os clientes que utilizarem esta energia limpa.” A energia gerada por essas fazendas solares é consumida, majoritariamente,  por micros, pequenas e médias empresas de segmentos como comércio e serviços. Neste modelo da Alsol, que realiza todos os investimentos e comercializa as cotas de energia solar, as MPEs podem ter descontos de aproximadamente 20% na fatura de energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of