ALEMÃES ORGANIZAM PROTESTO DE UMA SEMANA CONTRA O GÁS DA RÚSSIA E ALERTAM PARA NECESSIDADE DE ABASTECIMENTO NO INVERNO

protestA Alemanha vive um momento especial em consequência do conflito entre Rússia e a Ucrânia e de todos os temas  sensíveis que apareceram como consequências. Centenas de pessoas marcharam na cidade alemã de Hamburgo pedindo um futuro mais justo, enquanto afirmavam que o investimento em gás natural liquefeito não é a solução para as necessidades energéticas da Europa.  Alguns  manifestantes desceram de rapel ao lado do icônico edifício Elbphilharmonie da Alemanha. Um site alemão de gás natural liquefeito foi bloqueado e moradores da cidade encheram as ruas de Hamburgo, prometendo uma semana de protestos, pedindo uma sociedade mais sustentável.  No centro de seu movimento está este aviso: o gás natural liquefeito (GNL) não é a solução para a crise energética ampliada pela invasão russa da Ucrânia. À medida que o conflito  atinge a marca de seis meses, governos e lobistas da indústria de energia, estão flutuando a ideia de que a adição de capacidade de GNL poderia ajudar a contornar a dependência da Europa no fornecimento de petróleo e gás da Rússia. Mas há uma reação à ideia, com um manifestante em Hamburgo sugerindo que investir mais em GNL seria “suicídio climático”. Os manifestantes dizem que é uma mentira que vão precisar de gás no inverno que se aproxima.

Há pessoas acampadas no System Change Camp, um encontro semelhante a um festival que foi montado em um parque a noroeste do centro de Hamburgo em agosto debarros 2022. São ativistas climáticos, pedindo menos dependência do gás natural liquefeito. Muitas dessas ideias se concentraram em alternativas para expandir a dependência de GNL, que o governo alemão está considerando em resposta à crise de energia que varre a Europa.  Toni Lux faz parte do grupo ativista alemão Ende Gelände, um dos grupos que se reuniram para as manifestações desta semana sobre encontrar alternativas energéticas.  Desde que o presidente russo Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, as sanções impostas pela Europa e pelo Ocidente provocaram retaliação do Kremlin no embarque de suprimentos de energia. A Alemanha, em particular, foi duramente atingida, pois depende fortemente do gás russo bombeado pelo oleoduto Nord Stream, que foi reduzido para cerca de 20% de sua oferta habitual desde 27 de julho, dizendo que as sanções ocidentais afetaram sua capacidade de obter turbinas do Canadá e realizar outras manutenções no oleoduto.

Independentemente disso, à medida que os preços da energia em todo o mundo disparam, empresas e governos estão considerando mais desenvolvimento de GNL como uma possível solução. A União Europeia propôs uma meta voluntária para os estados membros reduzirem o uso de gás em 15% até março para preparar-se para possíveis cortes adicionais de gás da Rússia. Ela disse que um corte total da Rússia durante um inverno médio pode reduzir o PIB médio da UE em até 1% se os países não se prepararem.

europaO governo alemão, incluindo o chanceler Olaf Scholz, está interessado no potencial de exportação de GNL do Canadá. O ministro de Recursos Naturais, Jonathan Wilkinson, conversou com empresas canadenses de GNL sobre se poderiam aumentar as exportações para atender à demanda da Europa. A empresa espanhola Repsol disse que está explorando maneiras de aumentar a capacidade de exportação em suas instalações em New Brunswick. “A empresa analisará todo e qualquer negócio que aprimore ou crie valor na Saint John LNG, incluindo o potencial de adicionar recursos de liquefação às instalações existentes”, disse o porta-voz da Repsol, Mike Blackier. Outros fornecedores canadenses de petróleo e gás também dizem que estão ansiosos para expandir ainda mais suas presenças na Europa, com a GNL Quebec dizendo que poderia ajudar “a Europa a diversificar suas fontes de energia”. A Pieridae Energy, com sede em Alberta, propôs um gasoduto multibilionário para transportar gás natural do oeste do Canadá para a Nova Escócia, de onde poderia ser enviado através do Atlântico.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of