LEVANTAMENTO SÍSMICO INDICA NOVA RESERVA DE GRANDE DIMENSÃO NA BACIA DE SANTOS
Estudos sísmicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontam para uma nova reserva petrolífera de grandes dimensões no pré-sal da Bacia de Santos. Localizada em águas profundas do litoral de São Paulo, a área ainda não foi perfurada e não teve seu tamanho exato definido. As características da reserva, no entanto, apontam para um potencial semelhante ao do campo de Lula, que apresenta capacidade provada de até 8 bilhões de barris.
A agência cogitou integrar a área ao leilão de concessões da 13ª rodada, mas o governo federal vetou a possibilidade. Embora localizada em águas profundas abaixo da camada de sal, a nova área, cujas proporções não são ainda precisas, fica geograficamente fora do polígono do pré-sal. De acordo com a legislação vigente, o petróleo descoberto em águas profundas nesse limite pode ser explorado apenas por meio do regime de partilha. A Petrobrás, portanto, deve ser operadora única e detentora de 30% no consórcio de investimento na área.
Em produção desde 2010, o campo de Lula é atualmente o principal campo produtor do pré-sal no Brasil, e representa 44,7% do total extraído nessa região, conforme o registrado em abril. O campo foi a primeira grande reserva descoberta em águas profundas.
Deixe seu comentário