ANEEL ADIA PAGAMENTO DE DISTRIBUIDORAS MAIS UMA VEZ

Reive BarrosA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou o pagamento das distribuidoras às geradoras de energia mais uma vez, agora para o dia 28 de agosto. O último prazo, referente aos custos com a compra de energia no mercado de curto prazo, venceria na quinta-feira (31).

O objetivo do adiamento é a negociação do governo com bancos para conseguir empréstimos que cubram os custos adicionais das distribuidoras até o final de 2014. O montante total necessário é estimado em cerca de R$ 6,5 bilhões.

Quem não ficou satisfeito com a decisão foram as geradoras, que forneceram a energia em maio para as distribuidoras, mas ainda não viram a cor de boa parte do dinheiro. No entanto, o relator do tema na diretoria da Aneel, Reive Barros (foto), afirmou que a data poderia ser antecipada, caso os recursos sejam aportados antes do novo prazo.

O pagamento das despesas das distribuidoras com as operações no mercado de curto prazo em junho não deve ser afetado, segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, por terem sido bem menores do que no mês anterior. Para se ter uma ideia, as geradoras ainda têm a receber R$ 1,3 bilhão das distribuidoras referentes a maio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of