ANEEL APROVA MUDANÇAS NO SISTEMA DE COMPENSAÇÃO ENERGÉTICA E TORNA GERAÇÃO RENOVÁVEL MAIS ATRATIVA
O estímulo à geração de energia por parte dos consumidores tem estado na pauta central da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou nesta semana novas melhorias sobre a regra que define o sistema de compensação energética. A mudança, que traz adaptações à Resolução Normativa nº 482/2012 e entra em vigência em março de 2016, torna mais atrativa a geração por meio de paineis solares e microturbinas eólicas, além de estimular a troca de energia com distribuidoras locais.
As mudanças na matriz energética brasileira já são encaradas hoje como uma realidade, e o governo vem buscando dar maior foco às políticas de incentivo à geração renovável. A Aneel prevê que, até 2024, cerca de 1,2 milhão de unidades consumidoras devem passar a produzir sua própria energia.
Com as novas cláusulas da regra, passará a ser permitida a utilização de qualquer fonte renovável para a micro e mini geração distribuída no país. A regra também define que o consumidor poderá usar seu excedente produzido para trocar com a rede de distribuição local e reduzir a cobrança pela energia.
Deixe seu comentário