ANEEL APROVOU LEILÃO DE TERMELÉTRICAS A GÁS PREVISTAS NA LEI DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

aneelA Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou hoje (30) o edital do leilão de reserva de capacidade para contratação de termelétricas a gás no Norte e no Nordeste. O certame está previsto dentro da lei que autorizou a privatização da Eletrobrás.

Um dos pontos que chamam atenção neste leilão é a ausência de gasodutos nas localidades contempladas com as usinas. A concorrência acontecerá no dia 30 de outubro e contará com 37 projetos cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Somados, os empreendimentos totalizam 11,9 GW de potência.

Para a região Nordeste, o leilão prevê a contratação de 1 GW nos estados do Maranhão (300 MW, com suprimento a partir de 31 de dezembro de 2027) e do Piauí (700 MW, com suprimento a partir de 31 de dezembro de 2027). Para o Norte também está prevista a contratação de 1 GW, com suprimento a partir de 31 de dezembro de 2026.

Além dos 2 GW contratados no leilão de outubro, a lei da privatização da Eletrobrás prevê ainda a contratação de mais 6 GW de capacidade instalada, para início de suprimento entre 2026 e 2030.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of