ANEEL APROVOU O EDITAL DOS LEILÕES DE ENERGIA MARCADOS PARA O DIA 2 DE DEZEMBRO

aneel-foto-aneel-1024x684A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (25) o edital dos leilões de energia existente A-1 e A-2, que estão agendados para o dia 2 de dezembro. Os certames vão contratar empreendimentos já construídos, com início de suprimento previsto para 2023 e 2024.

Os contratos concedidos aos vencedores da concorrência estarão na modalidade por quantidade de energia elétrica, para energia proveniente de qualquer fonte. No caso do leilão A-1, o suprimento será realizado entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Já no leilão A-2, o prazo para entrega de energia será entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025.

A agência detalhou ainda que as regras dos certames serão iguais aos modelos adotados nos últimos leilões para contratação de energia nova. Durante a consulta pública do edital da concorrência, a agência adotou uma sugestão do mercado, que prevê um ajuste nas normas para deixar bem definidas as situações em que as empresas ficam vedadas a participar do leilão.

A diretoria da Aneel também aprovou hoje a homologação parcial do resultado e a adjudicação do objeto do Leilão de Energia Nova A-4 de 2022. No certame, foram contratados 237,5 MW médios provenientes de 29 empreendimentos. Os empreendimentos devem gerar investimentos de até R$ 7 bilhões, com a implantação de cerca de 950 MW de capacidade. A lista completa das vencedoras habilitadas está disponível no site da agência.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of