ANEEL DÁ SINAL VERDE PARA INÍCIO DE OPERAÇÃO DA USINA TERMELÉTRICA JAGUATIRICA II, DA ENEVA
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu o sinal verde para que a usina termelétrica de Jaguatirica II, da Eneva, inicie sua operação comercial. O órgão regulador liberou o início de atividade da primeira unidade geradora da usina, que fica localizada na zona rural de Boa Vista, no estado de Roraima.
Com capacidade instalada total de 140,8 MW, a termelétrica usa o gás natural extraído do campo de Azulão, no estado do Amazonas. A planta é o primeiro empreendimento do Leilão dos Sistemas Isolados a entrar em operação comercial e será a maior usina do estado de Roraima.
Segundo a Eneva, a previsão é que todas as três unidades geradoras da usina entrem em operação comercial até meados de maio de 2022. O projeto foi arrematado pela empresa durante o leilão para suprimento a Boa Vista e localidades conectadas, realizado em 2019. O contrato de fornecimento de 117 MW terá duração de 15 anos, contados a partir de 28 de junho de 2021.
Em nota, a Aneel disse que Jaguatirica II será capaz de atender mais de 80% do consumo de Roraima e marca o início da efetiva mudança da matriz elétrica do estado, a partir da substituição da geração diesel, mais cara e poluente.
Deixe seu comentário