ANEEL ISENTA EÓLICAS DE TER RESERVA DE GERAÇÃO EM SUA ESTRUTURA

Élbia MeloA Aneel suspendeu as regras impostas sobre a capacidade de geração das usinas eólicas. A decisão diz respeito à oferta de energia que essas usinas tinham de garantir nos horários de pico de consumo do país. Pelas regras do setor elétrico, qualquer gerador, seja qual for a fonte de energia, é obrigado a ter uma reserva de geração em sua estrutura.

No caso das eólicas, cada parque tinha de garantir que possuía, em sua estrutura, uma energia equivalente a 1,5 vez a sua geração lançada no sistema. Se não tivesse condições de garantir essa margem de segurança, era obrigada a buscar essa geração extra no mercado, para repor a diferença. Além disso, seria multada por não cumprir uma regra estipulada em contrato.

A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Élbia Melo (foto), disse que a decisão foi importante. Ela ressaltou que o setor quer regras que respeitem a natureza da fonte, mas não pediu a ausência delas. “Nós ainda estamos construindo um processo de regulação de energia no Brasil. Por isso, os engenheiros acabam aplicando regras de outros setores nas eólicas. É preciso ficar claro que a energia contratada está sendo efetivamente entregue. O que está sendo discutido é o excedente nos horários de pico”, completou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of