faixa - nao remover

ANEEL VAI DESENVOLVER PLANO DE ESTÍMULO A ENERGIA DISTRIBUÍDA

bragaO ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), anunciou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá desenvolver um plano de incentivo ao uso de energia distribuída. A ideia consiste em fazer com que os geradores de energia de instalações como shoppings, mercados e indústrias, deixem de produzir para a própria manutenção apenas. Essa produção integraria a rede comum de energia, que é usada para abastecer casas e estabelecimentos comerciais. Braga espera uma adição de aproximadamente 300 megawatts médios por mês com a medida no país.

Apesar de negar a utilização de subsídios, o ministro garantiu que as empresas que realizarem esse tipo de serviço receberão um retorno, pago pelos consumidores, pela conta de luz, que não sofrerá novo aumento nas tarifas. “Eles usam hoje esses geradores, em média, por três horas por dia. Poderão estender isso por mais três horas e terão compensação”, afirmou. Braga afirmou que essa energia substituiria as compras de “mercado à vista” das distribuidoras, que usam desse recurso quando precisam fornecer uma energia maior do que a estipulada pelo contrato.

No mesmo anúncio, Eduardo Braga divulgou o lançamento de um guia online para a população economizar o consumo de energia em até 30%. O ministro negou, porém, a possibilidade de racionamento. Por fim, Braga disse que as dicas desse guia serão aplicadas em todos os prédios públicos, para gastar menos energia elétrica e água.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of