ANGLO AMERICAN COLOCA QUATRO UNIDADES MINERADORAS DE GOIÁS À VENDA COMO PARTE DE PLANO DE REESTRUTURAÇÃO
O mercado nacional de minério vem trazendo prejuízos para diversas empresas, como a Anglo American, que já prepara sua retirada do país. A empresa já comunicou ao Sindicato das Indústrias Extrativista do Estado de Goiás (Sieeg-GO) a venda das quatro unidades mineradoras que possui no país, em Catalão, Ouvidor, Niquelândia e Barro Alto, todas no estado de Goiás.
O maior problema para a Anglo American pode ser a falta de interessados nos ativos, que requerem um alto nível de investimento, em um momento que o preço da tonelada do níquel no mercado internacional vem tendo quedas seguidas.
A unidade Barro Alto é a que tem tido piores resultados com a crise do setor. Inaugurada em 2011, recebeu investimentos de US$ 2 bilhões e passou uma reforma grande entre outubro de 2014 e o último trimestre do ano passado, mas teve sua produção reduzida em 35% em 2015. Além disso, as operações têm fechado no vermelho, por conta do preço da commodity.
Em compensação, as operações em Catalão e Ouvidor despertam a atenção do mercado. Produtoras de nióbio (utilizado na produção de ligas metálicas) e fósforo (fertilizantes) operam muito bem, com bastante demanda e aumento de produção no último trimestre, de 23% e 6%, respectivamente.
Deixe seu comentário