ANGLO AMERICAN FECHA CONTRATO COM TECHINT PARA FORNECER MINÉRIO DE FERRO AO PORTO DO AÇU

A Anglo American irá fechar, ainda no primeiro trimestre deste ano, um contrato de fornecimento de minério de ferro para a futura siderúrgica da Ternium, do grupo Techint, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Após vários meses de negociação, a Anglo decidiu renegociar dois fortes contratos que já estavam firmados com clientes no exterior, para atender a demanda da nova contratação.

Segundo Paulo Castellari, o novo presidente da área de minério de ferro da empresa no País, já foi confirmada a disponibilidade de volumes para a Ternium, que deve ficar com cerca de um quarto da produção do sistema Minas-Rio, do total de 26,5 milhões de toneladas de minério produzidos. Além disso, o novo cliente possui projetos de expansão e é visto como comprador cativo essencial para a Anglo, dentro do país. Preocupado em balancear o preço negociado com os clientes, Casteralli tomará base no preço do mercado chinês para uma parte do volume, que também será fornecido para outros clientes asiáticos e para o Oriente Médio, mantendo o Brasil entre as prioridades da empresa.

Depois do salto de 1,2 bilhão de toneladas produzidas em 2007 para os atuais 5,8 bilhões de toneladas, a Anglo American garantiu mais de 30 anos de expansão ao Minas-Rio e quer triplicar o tamanho do projeto em vista de atingir uma produção anual de 90 milhões de toneladas. O projeto Minas-Rio foi parte da MMX, do empresário Eike Batista, comprado pela Anglo em 2008 em um acordo de cerca de US$ 6,5 bilhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of