ANGRA 1 SERÁ DESLIGADA NO PRÓXIMO SÁBADO PARA REABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

129Uma pequena pausa. A Eletronuclear vai iniciar o reabastecimento de combustível da usina Angra 1 no próximo sábado (13). A planta ficará desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN) por 45 dias. Durante esse intervalo, cerca de um terço do combustível nuclear será substituído. Além disso, serão efetuadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada.

No total, 4.430 tarefas foram programadas. O escopo foi ampliado, incluindo atividades que foram postergadas na última parada, reduzida ao mínimo necessário por conta da pandemia do coronavírus. Para executar os trabalhos, foram contratadas empresas nacionais e internacionais, que irão disponibilizar 1.260 profissionais, sendo 64 estrangeiros”, disse a Eletronuclear.

Entre as tarefas previstas no período de parada da usina, estão as seguintes atividades: manutenção nos transformadores principais e auxiliares; revisão de válvulas do sistema de controle da turbina; revisão geral dos atuadores das válvulas de água de alimentação principal; revisão dos selos de uma das bombas de refrigeração do reator; e substituição do motor de outra bomba de refrigeração do reator. Também estão previstas inspeções visando à extensão da vida útil de Angra 1.

As paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são programadas em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com, pelo menos, um ano de antecedência.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of