ANGRA 2 VOLTA A OPERAR APÓS PARADA PARA TROCA DE COMBUSTÍVEL E DÁ MAIS SEGURANÇA AO SETOR DE ENERGIA DO BRASIL | Petronotícias





ANGRA 2 VOLTA A OPERAR APÓS PARADA PARA TROCA DE COMBUSTÍVEL E DÁ MAIS SEGURANÇA AO SETOR DE ENERGIA DO BRASIL

angra 2 - site da eletronuclearO Operador Nacional do Sistema (ONS) vai terminar esta semana exclamando um sonoro “Ufa!”, após a notícia de que passaria a contar novamente com a energia da usina nuclear Angra 2. A Eletronuclear anunciou hoje (17) que a planta foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) após passar pela parada programada de reabastecimento de combustível, que teve início em 25 de setembro. O retorno da usina garante ainda mais segurança ao fornecimento de energia no país, em um momento onde o consumo de eletricidade está em patamares altíssimos devido à forte onda de calor no Brasil. Angra 2 deverá alcançar 100% de potência ainda nesta semana.

As paradas para troca de combustíveis são atividades comuns em usinas nucleares e são previamente planejadas em conjunto com os órgãos do setor elétrico.  Além disso, elas também dão a oportunidade para que as operadoras façam tarefas de manutenção e melhorias. No caso de Angra 2, por exemplo, mais de cinco mil outras atividades foram realizadas no período, a fim de garantir segurança e alta disponibilidade neste novo ciclo de operação da usina. Aproximadamente 2 mil profissionais estiveram envolvidos nas atividades.

Durante a parada, tivemos algumas ações de destaque: a modernização da proteção elétrica dos transformadores principais e do gerador principal, além da substituição do rotor do gerador principal – que pesa 200 toneladas. São atividades complexas que foram realizadas com sucesso. É motivo de muito orgulho”, contou o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of