ANP AUTORIZA A COPAGAZ A USAR GLP PARA ENERGIA DE APOIO AO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE DO MATO GROSSO DO SUL

ZZAZZA Copagaz conseguiu uma licença especial para usar Gás GLP para gerar energia ao hospital universitário da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS),  que montou instalações provisórias para atender vítimas da covid-19. Como o uso do GLP tem uso restrito foi preciso essa autorização especial.  Com isso, pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas da Universidade, que já faziam análises do gás importado pela Copagaz da Bolívia, vão usar esta experiência para realizar estudos de eficiência energética do GLP em outras aplicações. A pandemia provocada pelo coronavírus trouxe ao hospital universitário a necessidade de ampliar suas instalações voltadas para a assepsia dos funcionários e a UFMS.

A equipe técnica da Copagaz se uniu aos pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas da UFMS para juntos desenvolverem um projeto que usa o gás de cozinha como fonte de energia secundária para quatro contêineres equipados com duchas de água quente e áreas secas (vestiários), backup para determinados equipamentos médicos e  também abastecer uma máquina de alta pressão para limpeza da área externa das instalações de estrutura de suporte.

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Humap – UFMS, por onde circulam cerca de 500 alunos e 200 residentes por dia, possui 1.600 funcionários, dos quais 1.200 diretamente envolvidos no atendimento (médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dentre outros). Inicialmente, 400 deles atenderão diretamente os pacientes de covid-19 que forem encaminhados àquela unidade, todos com complicações devido a comorbidades, conforme definido pelo plano estadual de atendimento do governo do MS.

No Humap – UFMS, a Copagaz instalou um reservatório com 2 toneladas de GLP, suficiente para suprir a demanda por pelo menos 30 dias e montou toda a estrutura com os contêineres em parceria com o Grupo Cavagna – empresa Italiana responsável pela fabricação e comercialização de produtos focados na geração de energia limpa. Ela está preparando os geradores e toda a estrutura que irá usar o GLP no Humap – UFMS. O gás de cozinha também será o combustível para uma lavadora de alta pressão que será usada com a finalidade  de higienizar  as áreas externas, na qual circularão os funcionários destacados para trabalhar com os pacientes de covid-19 e que, portanto, precisam de um cuidado maior.  Durante todo o período, a eficiência energética do GLP será medida pela equipe do Laboratório de Análises Químicas da UFMS, como objeto de estudo para o uso em novas aplicações para a indústria.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of