ANP DEBATE COM O MERCADO MUDANÇAS NO ENVIO DE RELATÓRIOS SOBRE GASTOS COM CONTEÚDO LOCAL

dirceuA Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou hoje (9) uma audiência pública virtual para debater as mudanças no Regulamento Técnico do Relatório de Gastos Trimestrais com Exploração, Desenvolvimento e Produção. A norma define com devem ser as demonstrações contábeis e financeiras e a comprovação dos percentuais mínimos de investimentos locais nas fases de exploração e de desenvolvimento.

De acordo com a diretoria da agência, a ideia de mudar o regulamento visa dar mais eficiência e economia processual para as empresas operadoras e para a própria agência. “É mais um passo em direção à simplificação regulatória e à redução de custos e de burocracia. Estamos melhorando o ambiente para as empresas do setor, que terão seus procedimentos facilitados”, disse o diretor da ANP Dirceu Amorelli.

A minuta de resolução discutida hoje pretende dispensar a obrigatoriedade da entrega do Relatório de Gastos Trimestrais nos contratos abrangidos pelo Art. 6º da Resolução ANP nº 27/2016 ou pelo aditamento de Cláusula de Conteúdo Local facultado pela Resolução ANP nº 726/2018.

O vídeo da audiência pública de hoje está disponível no site da ANP. A agência terá ainda outras duas audiências envolvendo conteúdo local. Na próxima terça (15), o tema será conteúdo local em acordos e compromissos de individualização da produção e anexação de áreas. Já no próximo dia 25, o debate será sobre os termos de ajustamento de conduta (TACs) para fases já encerradas dos contratos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of