ANP REALIZA CONSULTA DE ÁREAS PARA NOVO LEILÃO DE ACUMULAÇÕES MARGINAIS
Com foco na movimentação de novos investimentos para a indústria nacional de óleo e gás, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) vem preparando a realização de ofertas e novos leilões já começam a tomar forma. A entidade iniciou nesta semana uma consulta de interesses junto ao mercado em relação a 16 áreas com acumulações marginais, distribuídas nas bacias do Espírito Santo, Recôncavo e Potiguar, que poderão ser licitadas pelo governo. As companhias interessadas poderão manifestar seu interesse a partir desta segunda-feira (18), em processo que irá se estender até o dia 15 de maio.
A maior parte das áreas está inativa e deve demandar investimentos na retomada de produção. No total, serão seis campos na bacia do Potiguar, seis no Recôncavo e quatro no Espírito Santo, em processo que dará continuidade à oferta de acumulações marginais feita em dezembro, ainda na 13ª Rodada de Licitações. O certame resultou em uma arrecadação de R$ 4,24 milhões para a ANP, com nove de dez áreas arrematadas.
Mais uma vez, o foco do leilão deverão ser as pequenas e médias empresas, que são capazes de fazer menores investimentos pelas áreas de concessão com descobertas conhecidas onde a produção foi interrompida por falta de interesse econômico. Liderada pela diretora-geral Magda Chambriard (foto), a agência vem apostando em investimentos nesses campos para movimentar a cadeia nacional do setor, que hoje conta com uma maior movimentação de projetos produtivos em áreas maduras.
Deixe seu comentário