APEX BRASIL ABRE CURSO PARA PROPORCIONAR OPORTUNIDADES DE EMPRESAS BRASILEIRAS NEGOCIAR COM EMPRESAS INTERNACIONAIS

deboraA Apex Brasil começou um ciclo de capacitação de empresas para sua internacionalização. Serão realizadas 14 Oficinas de Competitividade para desenvolverem competências essenciais à exportação de seus produtos e serviços  Em um mundo cada vez mais globalizado, conhecer a regras e práticas do mercado internacional é fundamental para qualquer negócio. Com o objetivo de apoiar empresas brasileiras que desejam aproveitar essa tendência, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está organizando estas oficinas de competitividade entre abril e junho.  Serão abordados os temas mais relevantes do comércio exterior para as empresas que ainda não exportam ou que já estão dando os primeiros passos nesse processo. Além de fomentar a cultura exportadora no ambiente empresarial brasileiro, de modo a aumentar a competitividade da indústria nacional nos mais diversos mercados internacionais, a iniciativa também tem a finalidade de treinar os participantes para reduzir os riscos nas negociações internacionais, tornando suas ações mais efetivas.  A ApexBrasil está contando também  com as parcerias da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), do Sebrae e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

As capacitações serão online e presenciais, com 11 temas que permitem um aprofundamento inicial no processo de internacionalização. O valor para participar dasfeiras oficinas é único: R$ 150.

  • Introdução ao E-commerce Internacional;
  • Negociação no Comércio Internacional;
  • Operações e Logística Internacional;
  • Exportação de Serviços;
  • Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior;
  • Como simular uma exportação para um mercado-alvo;
  • Plano de Negócios Internacionais;
  • Planejamento Financeiro Internacional;
  • Marketing e Vendas Internacionais;
  • Inovação e Design de Embalagens;
  • Introdução à Exportação.

Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Déborah Rossoni(foto), as empresas que ainda não se internacionalizaram ou que estão iniciando esse processo, em geral, têm muitas dúvidas sobre o que é necessário para se tornar uma exportadora: “Esse é um dos eixos de atuação da ApexBrasil, que é fornecer capacitação para que qualquer empresário consiga expandir seus negócios no mercado internacional de forma segura, planejada e que, desta forma, obtenha os melhores resultados. A capacitação é o primeiro passo e, por isso, as oficinas são tão importantes. E é a partir desse aprendizado inicial que as empresas podem alçar voos mais altos, com outros produtos e serviços que a ApexBrasil oferece como promoção, inteligência de mercado, consultoria.”

brasilEm 2021, foram realizadas 16 oficinas web, com 491 inscritos, uma média de 30 integrantes por capacitação. Este ano, com o aumento do número de oficinas (serão 32 até o fim do ano), as expectativas são ainda maiores. Além de conteúdos atualizados, outra novidade é a participação ampliada para empresas que já exportam, mas que precisem capacitar novos funcionários.  As oficinas serão ministradas por professores e consultores da FCAV e também contam com a presença de analistas da ApexBrasil. “As parcerias são essenciais para o trabalho da ApexBrasil, pois somam conhecimento, experiência, alcance e capilaridade a nossas ações. Para as empresas que estão dando um passo tão importante como é a internacionalização, é de extrema importância saber que contam com informações e direcionamentos precisos de quem tem expertise em exportação. Esse é o nosso objetivo com todos os produtos e serviços que oferecemos“, comenta Deborah.

Os eventos online têm 4h de duração, incluindo apresentação, três sessões de 60 minutos cada, com momentos reservados para interação, solução de dúvidas e encerramento. Já nos encontros presenciais, além da exposição de conteúdos, há também a realização de exercícios práticos pelos participantes. Por essa razão, ainda que a estrutura seja similar, a duração é maior: no total serão 8 horas divididas em cinco sessões de extensão variada, entre 1h15 e 2h cada.   As primeiras quatro oficinas ocorrerão no mês de abril, sendo que as duas primeiras, Negociação no comércio internacional e Operações e logística internacional, serão realizadas online no dia 14.  As inscrições para a primeira já estão encerradas, mas os interessados na oficina de Operação e Logística podem se inscrever até o dia 11 de abril, no link: https://portal.apexbrasil.com.br/evento/oficina-de-competitividade-online-operacoes-e-logistica-internacional-abril-2022/

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of