APEX PROMOVE ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS RUSSOS, MAS SÓ DEFENDE NEGÓCIOS PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA

liveA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e também atrair negócios, participou hoje (15) do Fórum dos Conselhos de Empresários da Rússia e do Brasil. O encontro teve o apoio da Câmara Brasileira de Negócios Brasil Rússia. A APEX participou, mas voltou três casas e ainda perdeu a próxima jogada. Talvez influenciada pelo próprio discurso do Presidente Bolsonaro, em defesa da agricultura brasileira e da nossa necessidade de ter mais fertilizantes, a nossa agência promotora de negócios simplesmente não tratou de tantas outras oportunidades que o Brasil tem a oferecer e a receber dos russos, como a troca de tecnologias nas áreas de petróleo, gás, de exploração e produção em águas profundas, manipulações nas cadeias de Grafeno, Mióbio, energia nuclear, radioisótopos para medicina nuclear, desenvolvimento nas áreas da energia quântica, dos aceleradores de partículas, dos satélites fabricados e recentemente lançados ao espaço para a vigilância da Amazônia, na excelência em construção de gasodutos etc.  Tudo que faz brilhar os olhos do ministro Paulo Guedes. Todos os  temas que aumentam a riqueza com valor agregado, sem parâmetros de comodities.

Na Live com empresários, um novo centro de desenvolvimento na Rússia

Na Live com empresários, um novo centro de desenvolvimento na Rússia

Parece que o dever de casa não foi feito.  Foi anunciado recentemente  que a Rússia fechou um contrato com a China para construir o que pode ser o maior gasoduto do mundo, que terá que cruzar lugares inóspitos, romper cadeias e cordilheiras de montanhas. E somente o Brasil tem essa tecnologia patenteada em mais de 50 países. Inclusive na Rússia e na China. Seria uma grande oportunidade para a comunidade da Engenharia de dutos nacional e para o Brasil, como observa o empresário Paulo Fernandes (foto à esquerda), Presidente da Liderroll, dona dessa tecnologia e que estava presente no ambiente virtual como participante da LIVE deste encontro de negócios:

pauloClaro que nós esperávamos mais da participação da APEX. Foi uma mensagem pautada no extrativismo. A agricultura é importante? Claro que é. Mas nós temos muito mais coisas a oferecer e muitos outros segmentos tecnológicos que podemos oferecer, não só aos Russos como parceiros, mas para o mundo todo, para contribuir também para as suas economias e bem estar, mas principalmente contribuir para o nosso crescimento e incremento de mais tecnologia, até mesmo para alavancar mais ainda o agronegócio e a agricultura que hoje se utiliza cada vez mais dos GPS, Drones, automatismos, etc. Isso só fará bem para nossa economia global e não de um único segmento”, disse.

Presidente Bolsonaro chegou pela manhã enfrentando o frio de Moscou

Presidente Bolsonaro chegou pela manhã enfrentando o frio de Moscou

“O Brasil já é um bom player no fornecimento de produtos agropecuários e precisamos de mais fertilizantes, ótimo. Isso é importante, mas temos muito também a contribuir com a nossa engenharia. A APEX focou apenas no agro, mas temos outros chapéus. Na verdade, perdemos uma oportunidade Ímpar para levarmos mais sobre o Brasil que está oculto para os russos. Uma pena; só falamos o que eles já sabiam de cor e salteado”, acrescentou Paulo Fernandes.

A missão da APEX está diretamente relacionada com a visita do presidente Jair Bolsonaro, que está atendendo a um convite do presidente da Rússia, Vladimir Putin, feito durante a última reunião dos países que compõem o BRICS (Brasil-China-Índia-Rússia e África do Sul). Bolsonaro desembarcou nesta terça-feira (15), por volta de 10h (horário de Brasília, 16h no horário local), em Moscou. Amanhã (16) ele tem uma reunião com o presidente Vladimir Putin e uma reunião com empresários.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Pedro TavaresJoão Batista De Assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Batista De Assis pereira
Visitante
João Batista De Assis pereira

Perfeita a colocacao do Paulo Roberto da Liderroll

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Óbvio que do olhar do setor do petróleo, iriam analisar esta questão do ponto de vista do setor, mas tenho certeza que o setor de fertilizantes e agro está feliz com o conteúdo abordado na reunião.