APÓS PEDIDO DA FUP, PETROBRÁS SUSPENDEU TREINAMENTO GEOLÓGICO PARA FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS TERCEIRIZADAS | Petronotícias




faixa - nao remover

APÓS PEDIDO DA FUP, PETROBRÁS SUSPENDEU TREINAMENTO GEOLÓGICO PARA FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS TERCEIRIZADAS

cadeira-vaga-na-petrobras-abre-disputa-entre-centrao-e-militaresDepois de muita discórdia, a Petrobrás decidiu suspender os polêmicos treinamentos geológicos para empresas terceirizadas. Para lembrar, conforme o Petronotícias publicou na semana passada, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) fez uma denúncia de que o conhecimento estratégico da estatal na área da geologia estaria sendo transferido para funcionários das companhias Halliburton, SLB (antiga Schlumberger) e Baker Hughes.

Em resposta à entidade sindical, a estatal afirmou “compromisso com o protagonismo da equipe Petrobrás de especialistas em operações geológicas e operações remotas nas perfurações de poços” e reiterou que “não há qualquer iniciativa ou planejamento para substituir total ou parcialmente o quadro de geólogos” da empresa.

Veja abaixo o comunicado completo da Petrobrás enviado à FUP:

sismicc-townEm atenção ao documento em referência [o documento com a denúncia da FUP pode ser lido na íntegra neste link], inicialmente gostaríamos de reafirmar nosso compromisso com o protagonismo da equipe Petrobras de especialistas em operações geológicas e operações remotas nas perfurações de poços. Nesse sentido, destacamos que não há qualquer iniciativa ou planejamento para substituir total ou parcialmente o quadro de geólogos da Petrobras.

Sobre os pontos levantados no DNE 011/2023, cumpre esclarecer que, no processo de aquisição geológica de poços marítimos, realizamos contratação de empresas especializadas em Mudlogging desde 2001 e essas contratadas atuam, em linhas gerais, na redundância do controle de volume de poço, assim como na descrição e acondicionamento de amostras de rocha cortadas pela broca durante sua perfuração (amostras de calha).

Nesse contexto, a Petrobras realiza um treinamento para as equipes das empresas prestadoras de serviços em atividades de Mudlogging, cujo principal objetivo é a padronização na execução dos serviços de descrições de rochas, elaboração de documentação e fluxo de comunicação, de forma a propiciar um bom andamento dos serviços prestados e a segurança das operações, respeitando a matriz de atribuições e guardando a devida confidencialidade. Assim, esse treinamento é de curta duração (16 horas), sendo realizado especialmente na mudança de empresa prestadora de serviços, quando se iniciam novos contratos.

SISMICAPor oportuno, cabe destacar ainda que o referido treinamento não é comparável aos cursos internos da Petrobras para as equipes de Geólogos, os quais têm duração básica de 840 horas e abrangem todas as atividades necessárias à plena capacitação e exercício da sua função, além de outros treinamentos complementares. 

Ademais, informamos que estes contratos de prestação de serviços são cobertos por cláusulas de confidencialidade e que o conhecimento compartilhado não constitui conhecimento estratégico da Petrobras, pois faz parte de práticas da indústria aplicadas ao contexto de operações geológicas e operações remotas nas perfurações de poços.

Em que pese os presentes esclarecimentos apresentados para essa Entidade Sindical, bem como desdobrados para as equipes de geólogos da Petrobras, informamos que suspendemos a oferta do referido treinamento para que não haja entropia no processo causado pela interpretação equivocada desta iniciativa. Reforçamos que continuaremos exercendo a gestão do processo pautados na segurança das operações, boas práticas e na conformidade.

Por fim, colocamo-nos à disposição para dirimir eventuais dúvidas ou agendamento de reunião.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of