AQUISIÇÃO DA BAKER HUGHES PELA HALLIBURTON ENFRENTA RESISTÊNCIA NO CADE
A aquisição da Baker Hughes pela Halliburton encontrou resistência nos órgãos fiscalizadores brasileiros. Nesta segunda-feira (7), a Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sugeriu ao tribunal do órgão a impugnação do negócio. De acordo com o parecer, a operação pode aumentar preços em diversos mercados de atuação das empresas, além de um cenário que já conta com baixa competição ter mais barreiras para a entrada de novos players.
Os argumentos constam na nota divulgada pelo Cadê, que também levanta questões como a esperada retração de demanda para os próximos anos, “a necessidade de experiência na execução dos serviços e o acesso a determinadas tecnologias essenciais protegidas por patentes, que hoje são controladas pelas requerentes e por apenas mais uma empresa”.
A conclusão do órgão é que a operação, da maneira como foi apresentada, pode resultar em aumento dos preços em diversos mercados, além de redução dos incentivos à inovação, o que impactaria de forma direta o segmento de óleo e gás no Brasil.
“Desse modo, o órgão impugnou o ato de concentração perante o Tribunal do Cade, que será responsável pela decisão final sobre a aprovação, reprovação ou adoção de eventuais remédios que afastem os problemas identificados. As determinações do Tribunal podem ser aplicadas de forma unilateral ou mediante acordo com as partes”, finalizava a nota do Cadê.
Deixe seu comentário