AQUISIÇÃO DA BG PELA SHELL NO BRASIL FOI APROVADA SEM RESTRIÇÕES PELO CADE
A aquisição das ações no Brasil da companhia britânica BG Group pela anglo-holandesa Shell foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União.
O acordo, anunciado em abril deste ano, foi de US$ 70 bilhões pelos ativos. Com o negócio, a Shell assume uma posição d destaque no pré-sal brasileiro. Esta foi a maior fusão no setor em mais de uma década, aproximando o valor de mercado da Shell ao da líder de mercado, a americana ExxonMobil.
Com a aquisição, a companhia anglo-holandesa passa a deter 5,1% do mercado nacional de petróleo, segundo levantamento citado pelo Cade. A líder no mercado brasileiro é a Petrobrás, com 86% de participação. No mercado de gás o domínio da estatal é um pouco menor, com 81,5%, enquanto a Shell passa a ter 5,1%, participação inferior à das concorrentes Parnaíba Gás, Repsol Sinopec e Queiroz Galvão.
“Dada a reduzida participação das requerentes no mercado nacional, aliado à presença dominante da Petrobrás nos dois mercados analisados, é razoável supor que a participação da Shell no segmento de exploração não lhe confira, no Brasil, possibilidade de exercício unilateral de poder de mercado”, dizia o documento do Cade.
Deixe seu comentário