ARÁBIA SAUDITA, RÚSSIA, VENEZUELA E CATAR DECIDEM CONGELAR PRODUÇÃO DE PETRÓLEO PARA CONTER PREÇO DO BARRIL
Os grandes países produtores de petróleo parecem estar se dando conta da gravidade da crise, e agora adotam medidas para estabilizar o preço do barril no mercado internacional. Nesta terça-feira (16), os governos da Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar decidiram que irão congelar a produção de petróleo em seus níveis registrados em janeiro, com o objetivo de amenizar os impactos hoje vividos pelo setor. A medida, tomada após uma série de reuniões com líderes dos países nas últimas semanas, propõe que os demais integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) também apliquem o controle.
A indústria agora se movimenta para acelerar a retomada do mercado de óleo e gás, e nos próximos dias as lideranças desses países farão reuniões com representantes do Irã e do Iraque para negociar o congelamento de produção. A intervenção foi anunciada hoje pelo ministro de Energia e Indústria do Catar e presidente rotativo da Opep, Mohammed Saleh al Sa’adah (foto).
A decisão vem após pressões dos governos russo e venezuelano à Opep pela redução da oferta de petróleo. O acordo para limitar a produção foi fechado com o ministro de Petróleo e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Ali al Nuaimi; o ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak; e o ministro de Petróleo da Venezuela, Eulogio del Pino.
Deixe seu comentário