GOVERNO NORTE-AMERICANO AUTORIZA CONOCOPHILLIPS A EXPORTAR GNL EM TERMINAL DO ALASKA

ryan lanceO mercado de gás natural nos Estados Unidos conta agora com um novo impulso para crescer. Nesta semana, o Departamento de Energia norte-americano aprovou o projeto da ConocoPhillips de exportar cerca de 1,1 bilhão de m³ de gás natural em seu terminal de GNL no Alaska pelos próximos dois anos. O empreendimento, que dará início à exportação na próxima sexta-feira (19), é relativo à unidade de Kenai, pioneira no país. Com a liberação do governo, a petroleira poderá vender o gás a qualquer país que mantenha relações comerciais com os Estados Unidos.

Com o crescimento das exportações e da estrutura de gasodutos, a estimativa é de que o país deixe de ser importador de gás natural em 2017. A superação desse quadro, atingida pela última vez em 1957, vem sendo impulsionada também pelo ampliação produtiva no segmento de gás de xisto.

Com o novo projeto da ConocoPhillips, liderada pelo CEO Ryan Lance (foto), o volume de gás vendido no Alaska deverá crescer em mais de 14 milhões de m³ ao longo deste ano. Para 2017, a estimativa do governo é de que as exportações aumentem 37,6 milhões de m³ na região, que também vem ampliando seu potencial por meio de novas unidades de liquefação em Sabine Pass.

Desde que iniciou suas operações, em 1969, o terminal de GNL localizado na península do Kenai tem no Japão o seu principal destino para exportações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of