ARCELLOR MITTAL FAZ ACORDO COM EMPRESA ESPECIALIZADA EM CONSTRUÇÕES MODULARES

eeededA ArcelorMittal e a Modularis Offsite Building,  empresa especializada em construção modular, fecharam uma parceria para cooperação técnica visando uma maior industrialização nos canteiros de obras, com aplicação de soluções em aço de alto desempenho, com menor impacto ambiental e maior ganho econômico. A construção modular offsite consiste na fabricação de módulos em escala industrial e no seu transporte até o local da obra, onde as peças são encaixadas e o prédio é montado. A técnica construtiva vem ganhando espaço na construção civil em todo o mundo, racionaliza a obra e gera significativoaqaqaaa ganho de tempo, produtividade e economia de materiais.

O Vice Presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Longos, Marcelo Marino( foto a direita), reforça que a parceria é estratégica ao “colocar a ArcelorMittal em sintonia com as tendências globais e desenvolver ações de vanguarda, pensando no futuro da construção civil”. O acordo prevê o desenvolvimento cooperativo das soluções de engenharia, a execução de um protótipo e a efetividade das tecnologias desenvolvidas especificamente para a construção modular. De acordo com Antônio Paulo Pereira(foto a esquerda), Gerente de Inovação e Desenvolvimento Construção Civil Aços Longos, a construção modular tem evoluído rapidamente e o objetivo é criar um ecossistema para que as soluções em aço sejam aqaqaqaefetivamente um diferencial competitivo para nossos clientes e parceiros: “A cooperação técnica envolve toda a estrutura de engenharia, pesquisa e inovação do Grupo ArcelorMittal para o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para a construção modular visando a industrialização.”

Pereira complementa que o maior desafio colocado para a equipe da ArcelorMittal foi o desenvolvimento de produtos em aplicações diferenciadas que reduzissem o volume de aço e, consequentemente, o peso dos módulos, já que a logística, movimentação e a precisão são grandes desafios para o sistema construtivo modular. No projeto-piloto para construção de um edifício,  que está sendo estudado em parceria, os ganhos com a aplicação das soluções em aço são da ordem de 25%. Para esse desenvolvimento foi utilizada como principal ferramenta a metodologia Steligence para otimizar o projeto inicial e as etapas construtivas, comparando um projeto básico com as soluções Best-in-Class do Grupo ArcelorMittal.

O Vice Presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos, Eduardo Zanotti(foto a direita), ratifica as vantagens do processo. Segundo ele, este conceito construtivoeduardo inovador é característico do processo de industrialização da cadeia da construção civil aqui no Brasil. “Este sistema utiliza-se de equipamentos e dispositivos para pré-fabricação, trazendo benefícios como menor prazo de execução, maior controle de qualidade na execução, com menor consumo de materiais e percentual de perdas e, consequentemente, maior controle do custo. E esta parceria com a Modularis representa parte dos esforços da ArcelorMittal em estar junto a empresas que incorporam a inovação tecnológica e gestão, com as ações organizacionais que buscam o aumento de produção e o aprimoramento do desempenho da atividade construtiva.”

aqaqaqaaqO CEO da Modularis, Paulo Salvador(foto a esquerda), lembrou que a empresa, com planta em Itupeva, interior de São Paulo, atua há mais de 10 anos no segmento de construção offsite. para grandes indústrias, mas a tecnologia e o desenvolvimento de novos modelos construtivos geraram oportunidades nos segmentos residencial e de lojas de varejo, que começaram a ser trabalhados no ano passado: “Estamos abrindo um enorme espaço na construção civil e esta parceria tecnológica com a ArcelorMittal redundará também numa parceria comercial”, afirmou Salvador. “Para desenvolver o segmento residencial tínhamos que buscar parceiros com mesmo nível de entrega e de governança. Por isso buscamos a ArcelorMittal para nos apoiar em pesquisa, desenvolvimento e fornecimento de produto.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of