ARCELORMITTAL E USP DESENVOLVEM UM VERGALHÃO DE ALTA RESISTÊNCIA QUE PROMETE TRANSFORMAR A CONSTRUÇÃO CIVIL

vergalhaoPoucos dias depois que a Câmara Brasileira da Construção ter anunciado uma grande importação de aço de siderúrgicas estrangeiras para tentar equilibrar os preços no mercado nacional, a ArcelorMittal anunciou que está desenvolvendo um novo produto para a Construção Civil. Em conjunto com a área de Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Construção Civil do segmento de Aços Longos da ArcelorMittal, a Cátedra Construindo o Amanhã (convênio entre a ArcelorMittal e a USP) e o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS/USP), o time trabalha no lançamento de um novo vergalhão, que possibilitará expandir limites na Construção, permitindo criar projetos de forma mais segura. O vergalhão CA50/S-AR é uma solução com alta resistência e apresenta um limite de escoamento mínimo de 700 Mpa. A nova solução propiciará, em algumas aplicações, uma melhor taxa de utilização do aço e potencial redução de concreto.

O desafio do projeto foi criar um vergalhão com alta competência técnica, focado em aplicações especiais e que atende à norma ABNT NBR 7480. O professor Vanderleyprof John (foto à direita), Coordenador do CICS/USP, afirma que as obras de grande porte possuem dificuldades de execução de estruturas devido às grandes taxas de aço, limitando a passagem do concreto. “Isso gera a ocorrência de vazios, ou perda de aderência do aço ao concreto. Com a tendência de aumento de resistência do concreto, o aço precisa acompanhar esses desenvolvimentos”, declarou.

A nova tecnologia da ArcelorMittal será incorporada ao edifício experimental CICS Living Lab, localizado no Campus da USP, assim como os outros aços especiais da empresa, que estão em fase de pesquisa e desenvolvimento. Segundo Joaquim Burrel, Gerente Geral de Desenvolvimento de Produtos e Serviços ArcelorMittal, o CICS está em construção no campus da USP e o comportamento do aço CA50/S-AR será medido no longo prazo. “Através da Cátedra Construindo o Amanhã, não apenas esse, mas outros novos produtos com propriedades especiais estão sendo estudados e prometem revolucionar o setor”, completou.

Para algumas aplicações são esperados ganhos da ordem de 20%, com redução no volume de aço em fundações e pilares. O número representa algo da ordem de 7% do total da obra com a utilização desse novo vergalhão em fase experimental. O professor Vanderley John lembra que “em construções de grande porte, com grande utilização de aço por metro cúbico, como obras de infraestrutura, fundações e eólicas, por exemplo, essa solução pode promover a desmaterialização da construção por meio do uso de vergalhões de alto desempenho”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of